05/03/2024 09h22 - Atualizado em 05/03/2024 09h31

MULHERES NA EDUCAÇÃO: professora da Rede Pública Estadual ressignifica estudo em sala de aula

Os diversos projetos de ensino da docente Letícia Pinheiro de Oliveira são destaque entre colegas de profissão e estudantes da Rede.

“Sabe aquelas profissionais comprometidas e que amam o que fazem? Pois é, a professora Letícia é uma dessas. Pessoa de personalidade tranquila e sempre disposta a ajudar os colegas no que for preciso, ela torna nosso trabalho mais prazeroso…”. Foi dessa forma que o professor de Educação Física Mauricelli Santana definiu Letícia Pinheiro de Oliveira, professora de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo.

Mas não são apenas os colegas de trabalho que admiram a atuação da profissional da educação. Para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Germano André Lube, localizada na Serra, estudar Português tem sido cada vez mais interessante. Isso porque a educadora se dedica a tornar o processo de ensino, aprendizagem e avaliação uma experiência mais colaborativa e menos estressante. “Ao abordar temas considerados complexos, como gramática, percebi a importância de adotar estratégias que despertassem o interesse e a participação ativa dos estudantes”, explica Letícia Oliveira.

Os diversos projetos de ensino da professora são destaque entre colegas de profissão e estudantes da Rede. Quizzes em formato de game show, ser “professor por um dia”, completar com figurinhas colecionáveis uma Coletânea de Atividades com os Descritores de Língua Portuguesa e receber notas em formato de cartas do jogo UNO ou por trechos de músicas são algumas das experiências que os educandos vivenciam em sala de aula com a professora Letícia.

“Eles não apenas revisam os conteúdos de maneira diferente, mas também se tornam os protagonistas do processo de aprendizagem. Além disso, procuro reduzir a pressão associada às avaliações e criar um ambiente de aprendizado mais emocionante”, comenta a educadora.

Incentivada pelos pais, que sempre enfatizaram a importância da educação como agente de transformação, a paixão pela língua portuguesa surgiu por meio de uma professora que a inspirou durante o terceiro ano do Ensino Fundamental I e marcou a trajetória estudantil da docente, moldando a escolha profissional. Caçula entre sete irmãos, Letícia Oliveira precisou enfrentar os desafios das limitações financeiras e sociais para se formar no curso de Letras.

“A jornada para me tornar professora não foi fácil. Como jovem negra, moradora de um bairro com recursos limitados, enfrentei inúmeras barreiras, inclusive a dor de perder um irmão de forma trágica. No entanto, esses obstáculos não me impediram de perseguir meu sonho. Graças ao Programa Nossa Bolsa, conquistei a aprovação no curso de Letras, tornando-me a primeira pessoa da minha família a concluir o Ensino Superior”, conta Letícia Oliveira.

Segundo a docente, a consciência e o comprometimento enquanto educadora vem principalmente desta história, que a aproximou da realidade social de seus alunos e a fez compreender as dificuldades enfrentadas por eles. Hoje, ela ultrapassa as barreiras das salas de aula e compartilha também nas redes sociais seus ensinamentos para mais de mil seguidores, por meio do perfil no Instagram @professoraleticiaoliveira.

A juventude e o simples fato de ser mulher e mãe também se tornaram desafios para Letícia Oliveira dentro da carreira. Os olhares de desconfiança devido a pouca idade e comentários que questionavam sua habilidade de conciliar a maternidade com a carreira fizeram com ela se preocupasse em não ser levada a sério. Mas ela afirma que superou todos esses obstáculos com determinação e comprometimento.

“Mantive o foco no que realmente importa: meus alunos. Hoje, sou uma mulher mais confiante, que não se intimida diante das adversidades. Descobri uma força interior que desconhecia e que, com determinação e apoio, posso superar qualquer obstáculo. Estes desafios não só impulsionaram minha trajetória profissional, mas também enriqueceram minha jornada pessoal”, disse a professora.

“Para aqueles que estão começando suas carreiras hoje, meu conselho é que confiem plenamente em seu potencial. Inspirado pelas palavras de Nelson Mandela, reforço a ideia de que devemos manter a convicção de que a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo. Que a vontade de ensinar supere qualquer obstáculo que possa surgir e que tenham sempre em mente que nós, professores, fazemos uma diferença significativa na vida dos nossos alunos. Que esse entendimento os motive a persistir e a inspirar o aprendizado em cada sala de aula que entrarem”, aconselha Letícia Oliveira.

Texto: Isadora Wandenkolk

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon