16/07/2024 17h14 - Atualizado em 17/07/2024 10h54

Municípios devem aderir à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola

O período de adesão segue aberto até o próximo dia 12 de agosto.

A Secretaria da Educação (Sedu) reforça a importância de as Secretarias Municipais da Educação de todo o Estado assinarem o termo de adesão à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). O período de adesão segue aberto até o próximo dia 12 de agosto, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

O documento visa fortalecer ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais na educação brasileira e à promoção da política educacional para a população quilombola. Até 2027, a PNEERQ investirá R$ 1,5 bilhão, de modo a impactar 5.570 municípios, das 27 unidades da Federação, com ações universalistas e ações focalizadas em redes com maiores desigualdades.

A PNEERQ apresenta dez diretrizes fundamentais, entre as quais se destacam a colaboração entre os entes federativos, o fortalecimento das formas de cooperação, o respeito e proteção da História e Cultura Afro-brasileira, a superação do racismo e de todas as formas de preconceito e discriminação, e a consolidação dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e da participação social das comunidades quilombolas.

A gerente de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq), Aline de Freitas Dias, explicou que a adesão é voluntária para os municípios, mas de extrema importância para o desenvolvimento de políticas afirmativas relacionadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).

"A Sedu tem se dedicado ao desenvolvimento de políticas educacionais e ações que reforçam o compromisso com a Educação das Relações Étnico-Raciais e com uma Educação para Equidade Racial. Em nossa Rede, temos o Programa de Educação das Relações Étnico-Raciais (ProERER), que é referência para as escolas estaduais e os municípios que aderem às estratégias da Sedu.
O PNEERQ, de fomento do MEC, certamente será um grande aliado dos estados e municípios na mitigação de desigualdades educacionais que atravessam as realidades de estudantes negros e quilombolas em todo o país. Enquanto Secretaria Estadual já fizemos a adesão à Política e incentivamos que todos os municípios do ES assim procedam", frisou Aline de Freitas Dias.

Em caso de dúvidas, as redes podem enviar seus questionamentos para o e-mail pneerq@mec.gov.br.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br