Professor de Anchieta utiliza redes sociais para tornar conteúdo mais atrativo
O Instagram foi a ferramenta utilizada para atrair os jovens para os estudos sobre filósofos iluministas.
Mesclar o novo para ensinar História é o que tem feito o professor, Jordan Alves, que leciona a disciplina na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Gomes de Oliveira, em Anchieta. Utilizando as redes sociais, ele tem envolvido os alunos de forma mais dinâmica durante as aulas. A geração, que está bem habituada a utilizar o Instagram, por exemplo, tem participado de forma expressiva das aulas sobre filósofos iluministas.
Divididos em grupos, os estudantes pesquisaram perfis de teóricos, as ideias defendidas por cada um e trechos de livros. Os grupos fizeram contas nessa rede social para alimentar com os conteúdos produzidos por meio das pesquisas. Vídeos e até mesmo “memes”, linguagem muito utilizada nas redes sociais, foram utilizados.
O professor destacou que “o grande desafio como educador em uma sociedade tecnológica é associar a educação e seus processos com as possibilidades educativas dos meios de comunicação, pois estamos vivenciando a sociedade do conhecimento e o impacto das transformações sociais e tecnológicas na educação é inegável”.
Para o professor, o mais impressionante no trabalho foi ver o interesse dos estudantes em produzir conteúdo e perceber que tais ideias transpassaram os muros da escola.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br