Professor em Anchieta propõe construção de novas percepções sobre fatos históricos
A partir de jornais antigos os estudantes puderam apresentar a própria visão de fatos ocorridos.
Por meio de recortes de jornais da época do Brasil República, alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Gomes de Oliveira, em Anchieta, desenvolveram o pensamento crítico a respeito de fatos históricos ocorridos no País. As atividades foram realizadas, nessa terça-feira (18), nas aulas de História, comandadas pelo professor Jordan Alves, e despertaram nos estudantes novas visões sobre os acontecimentos
Munidos de exemplares do “Jornal do Senado”, publicados no período da Proclamação da República, os alunos analisaram o processo através dos discursos contidos na publicação e as contradições com as versões oficiais. Segundo o professor, é fundamental despertar nos alunos o interesse a respeito de fatos históricos.
“Colocamos os estudantes como agentes ativos no processo de elaboração e construção do conhecimento das vertentes históricas e reacendemos a vivacidade da disciplina de História, uma vez que, para muitos alunos, a disciplina se encontra pronta e acabada”, defendeu o professor.
Ainda de acordo com Jordan Alves, embora as fontes históricas sejam utilizadas pelo historiador para produção do conhecimento histórico, “se pensarmos em uma educação crítica e formativa, também cabe aos estudantes construírem suas próprias visões e percepções sobre os eventos históricos. Para isso, é preciso que eles entrem em contato com estes recursos”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br