Programa mapeia e gerencia qualidade da Internet nas escolas da Rede Estadual
Até o próximo dia 25 as escolas podem fazer a instalação da ferramenta, que é gerenciada pelo MEC, Consed e Sedu.
Oportunizar que as escolas da Rede Pública Estadual possam ter apoio à universalização do acesso à Internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica é o objetivo do Medidor Educação Conectada. A iniciativa, que é do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação (Consed), pode ser adotada pelas escolas até o próximo dia 25, quando deve ser feita a instalação do medidor.
Até o momento, 69 escolas da Rede Estadual fizeram a instalação e a orientação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) é que as demais também façam. É o que explica a assessora especial de Tecnologia Educacional da Sedu, Carmem Lúcia Prata.
“Tendo o medidor em nossas escolas torna-se possível mapear e gerenciar a qualidade da Internet na Rede. Assim, tanto o MEC, que é o responsável por este movimento em todo o País, quanto o nosso departamento de TI, consegue prevê políticas para a tecnologia nas escolas. Por isso, a importância das demais unidades de ensino instalarem a ferramenta”, disse.
Para as escolas interessadas, é preciso acessar o link http://medidor.educacaoconectada.mec.gov.br e fazer a instalação do medidor.
Medidor Escolas Conectadas
O medidor Educação Conectada, desenvolvido pela NIC.br especialmente para o MEC, permite à escola, a qualquer momento, medir a qualidade da conexão, visualizando os resultados, assim como o histórico das medições anteriores. Os resultados apresentados, são referências para o acompanhamento do desempenho da banda larga ao longo de um período. Com ele, é possível avaliar se as redes contratadas nas escolas estão compatíveis com o Programa de Inovação Educação Conectada.
Para garantir a qualidade da velocidade contratada, o MEC em parceria com o Comitê Gestor da Internet (CGI), criou o Simet (medidor de banda larga, que permite que a qualidade da Internet seja testada). As medições são realizadas de forma automática, sem a necessidade de interferências do usuário, a cada quatro horas em média.
Com o medidor, é possível saber: a velocidade da Internet (upload e download) da escola; a latência (ping) da rede; e como está a qualidade da Internet na escola, por exemplo.
Texto: Geiza Ardiçon
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br