Projeto ‘Planeta das Bandeiras’ promove protagonismo estudantil e aprendizagem inclusiva no CEEMTI Baixo Guandu
O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu, no município de Baixo Guandu, desenvolveu o projeto “Planeta das Bandeiras”, uma iniciativa pedagógica que uniu protagonismo estudantil, inclusão e aprendizagem significativa.
O projeto surgiu a partir de uma conversa entre um estudante e seu tutor, o professor de Química Rodolfo Assis Correia, quando o aluno demonstrou grande interesse e domínio sobre as bandeiras de todos os países. A partir dessa iniciativa, o professor apresentou a proposta às professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Simone da Penha Pedrosa Palcich, Geovanna Ramos Machado Raymundi e Erineide Gonçalves Lira, que, de forma colaborativa, planejaram e executaram a ação, garantindo que o estudante atuasse como verdadeiro protagonista em todas as etapas.
Durante o planejamento, foram confeccionados materiais pedagógicos idealizados com a participação direta do estudante, como um jogo de tabuleiro com curiosidades e desafios sobre países, um jogo da memória com bandeiras internacionais e a ambientação do pátio da escola com bandeiras espalhadas, possibilitando observação, estudo e interação prévia entre os alunos.
As competições aconteceram ao longo de uma semana, seguindo um cronograma definido por sorteio entre as turmas para formação do chaveamento. As disputas ocorreram em três modalidades: jogo de tabuleiro com curiosidades, jogo da memória com 35 bandeiras diferentes e um quiz com 30 bandeiras. A culminância do projeto foi realizada no auditório da escola, com a grande final entre as turmas 1ªI01 EMI IPI e 3ªI02 EMI IPI, sendo esta última a vencedora.
O projeto teve como objetivo promover o conhecimento sobre países e suas bandeiras, valorizando a diversidade cultural e estimulando o protagonismo estudantil por meio de uma competição respeitosa, colaborativa e inclusiva. Como resultado pedagógico, os estudantes ampliaram seus conhecimentos em geografia e cultura, além de desenvolverem competências como atenção, memória, comunicação, respeito às regras e trabalho em equipe.
“O projeto foi essencial para a integração da escola como um todo, estimulando o protagonismo e o desenvolvimento pessoal dos alunos”, disse o professor Rodolfo Assis Correia.
O estudante Julio Cezar Pontes Vasileski, da turma 3ªI02 EMI IPI, também destacou a importância da ação. “O projeto contribuiu significativamente para o desenvolvimento de cada aluno. Foi uma iniciativa que fomentou a criatividade e a busca por aprendizagem. Acredito que esse projeto deve continuar, para que mais estudantes sejam amparados por essa forma alternativa e eficaz de manifestação do saber”, afirmou.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707