Projeto ‘Raízes e Patas’ articula tecnologia, educação ambiental e proteção animal em escola de São Mateus
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEFM) Wallace Castello Dutra, localizada no município de São Mateus, desenvolveu o projeto “Raízes e Patas: a iniciativa que une ambiente, tecnologia e cuidado com os animais”, no âmbito do Desafio Liga Jovem 3, ação nacional que incentiva estudantes a criarem soluções tecnológicas para desafios identificados em suas comunidades.
O projeto foi elaborado pelas estudantes Samantha Calegari e Sara de Freitas Suzano, da 1ª série do Ensino Médio Integrado ao curso de Administração, sob a orientação da professora Morgana Santos, da área de Logística. A proposta surgiu a partir da observação de situações recorrentes de abandono de animais e da falta de cuidados com plantas em espaços urbanos, levando as alunas a estruturarem uma solução baseada no uso da tecnologia.
Ao longo do desenvolvimento da iniciativa, as estudantes participaram de videoaulas, mentorias e encontros formativos que abordaram temas como problematização social, tecnologia cidadã, prototipagem e responsabilidade coletiva. A partir dessas orientações, foi concebido o conceito do “Raízes e Patas”, que prevê a criação de uma plataforma digital voltada à conexão entre moradores, voluntários, doadores e organizações de proteção animal e ambiental, como a ONG VIPA, mencionada como referência durante a fase de pesquisa.
A construção do projeto envolveu etapas como identificação do problema, levantamento de informações, definição da proposta tecnológica, elaboração de protótipo e preparação de materiais de apresentação.
Segundo a professora orientadora Morgana Santos, o projeto possibilitou o exercício do protagonismo juvenil e a aplicação de conhecimentos escolares em uma proposta com impacto social. “O desenvolvimento do ‘Raízes e Patas’ permitiu que as estudantes relacionassem conteúdos trabalhados em sala de aula com situações reais da comunidade, utilizando a tecnologia como ferramenta de organização, planejamento e responsabilidade social”, explicou.
“O Raízes e Patas não é apenas um protótipo, é uma semente social que elas decidiram plantar. E acompanhar esse processo foi motivo de orgulho e esperança para mim como professora”, completou a professora.
“Quando começamos o desafio, eu não imaginava que conseguiríamos desenvolver algo tão significativo. A cada aula, live e mentoria, fui entendendo melhor os problemas da nossa comunidade e percebendo que pequenas atitudes podem gerar mudanças reais. O Raízes e Patas nasceu da vontade de ajudar animais que vivem nas ruas e cuidar das plantas, que muitas vezes passam despercebidas” disse a estudante Samantha Calegari.
“O Raízes e Patas mostrou para mim que, quando a gente une empatia e tecnologia, coisas bonitas acontecem. Cresci muito como estudante e como pessoa durante todo esse processo”, pontuou a estudante Sara de Freiras Suzano.
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