19/09/2024 16h21 - Atualizado em 19/09/2024 16h30

Secretários de Educação da Colômbia visitam escolas para conhecerem Ensino Médio Integral do Espírito Santo

A modalidade de ensino de Tempo Integral da Rede Estadual de ensino do Espírito Santo passou a ser referência para uma comitiva colombiana, organizada pela Aliança pela Transformação Integral do Ensino Médio e Instituto Natura. O grupo esteve em agenda com o governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, em Vitória. A comitiva também visitou escolas da Rede Pública Estadual durante a programação da visita, realizada na terça (17) e na quarta-feira (18).

O objetivo foi conhecer de perto as ações do Estado na área da educação. O grupo, formado por secretários de Educação da Colômbia participou de várias atividades com as equipes da Secretaria da Educação (Sedu).

No primeiro dia da visita, o grupo esteve com as equipes técnicas da Sedu, em Vitória, durante apresentações acerca do trabalho desenvolvido na Rede Estadual de ensino. O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, agradeceu ao Instituto Natura por oportunizar este Intercâmbio entre a Colômbia e o Espírito Santo e destacou que a educação capixaba, que não era reconhecido por práticas exitosas no desenvolvimento da modalidade de Tempo Integral, passou a ser reconhecido e se tornou referência em diversas políticas neste sentido. O secretário destacou, ainda, que ações voltadas ao Tempo Integral deram destaque, inclusive, para o Espírito Santo no Índice da Educação Básica Brasileira (Ideb).

“O resultado do Ideb colocou o Espírito Santo, mais uma vez, entre as melhores redes de ensino do país. Sem excluir outros aspectos que tornaram possível esse resultado positivo, dois fatores se destacaram na conquista da rede estadual: o ensino em tempo integral e a formação profissional e técnica. Quando assumi a Secretaria de Estado da Educação, em 2019, a rede pública do Espírito Santo contava com 32 escolas em tempo integral (ETI). Os números falam por si mesmos. A rede de ETI aumentou quase 500%, saltando de 32 para 184 unidades em tempo integral”, afirmou.

Ainda segundo o secretário, a quantidade de estudantes matriculados em ETI, hoje, já é superior à meta estipulada pelo Plano Nacional de Educação. “Também conseguimos universalizar, ao nível dos municípios, a oferta em tempo integral: desde 2023, todos os municípios capixabas têm, pelo menos, uma ETI. Das 152 unidades criadas no Governo do Estado, 78% ofertam ensino médio integrado à EPT. Até 2026, vamos abrir pelo menos 48 escolas com oferta de tempo integral, a fim de cumprir o compromisso de criar 100 unidades de ETI neste governo”, pontuou.

Já no segundo dia, o grupo participou de um bate-papo com o governador Renato Casagrande e com o secretário Vitor de Angelo, no Palácio Anchieta, quando conheceram ainda mais sobre todo o processo de desenvolvimento e atendimento a esta modalidade de ensino em escolas capixabas. A programação incluiu visitas às escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Professora Maura Abaurre e Mário Gurgel, ambas no município de Vila Velha, com diferentes matrizes do Ensino em Tempo Integral.

A gerente do Ensino Médio Integral do Instituto Natura, Iara Viana, destacou que a imersão com as autoridades educacionais da Colômbia foi importante para se ter a experiência de uma gestão que compreende que uma educação de qualidade consegue entregar resultados excepcionais. “Então, o Instituto Natura, que já tem parceria com a Sedu, inclusive, apoiando a Política de Ensino Médio Integral, percebe e identifica a importância de o Estado fazer essa troca com outros países da América Latina, que é justamente para entender quais sãos os grandes cases de sucesso e o Espírito Santo é um destes cases de sucesso”, ressaltou.

De acordo com o Instituto Natura, pesquisas e indicadores oficiais brasileiros apontam que o modelo de Ensino Médio Integral (EMI) tem impactado positivamente a Educação brasileira, mitigando desigualdades educacionais e sociais, contribuindo com a aprendizagem de qualidade. Estes resultados têm despertado interesse entre especialistas, profissionais de educação e gestores públicos nos demais países em que o Instituto Natura atua. Desta forma, toda a programação da visita foi organizada para que a comitiva pudesse conhecer o modelo pedagógico do EMI, os detalhes e os desafios da implementação desta política pública no Brasil, a construção das coalizões brasileiras que fomentam esta agenda, assim como os impactos do modelo na vida dos estudantes, professores e gestores escolares.

Atualmente, não existe o modelo do Ensino Médio Integral na Colômbia, onde o Ensino Médio regular inclusive não é obrigatório. Somente quatro entre 10 estudantes colombianos chegam nesta etapa de ensino, e cerca de 3,2 milhões dos jovens naquele país nem trabalham nem estudam. Este cenário impacta o desenvolvimento educacional e pode trazer efeitos negativos na vida pessoal e profissional destes estudantes. Esta imersão no Brasil, promovida pelo Instituto Natura Colômbia e aliados como Fundação Sura, Fundação Nutresa e Fundação Corona, visou contribuir com a transformação desta realidade social.

Tempo Integral no Espírito Santo

Com um total de 184 unidades de Tempo Integral, a Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo conta com cerca de 56 mil alunos matriculados. A modalidade de ensino expandiu consideravelmente desde 2019, quando a rede contava com apenas 32 escolas de Tempo Integral, tendo, neste mesmo ano, mais quatro unidades, chegando ao total de 36 escolas. Já em 2020, a ampliação foi de mais 26 escolas; em 2021, de mais 31; em 2022, de mais 39; em 2023, de mais 24; e, neste ano, de mais 28 escolas, totalizando, portanto, 184 em toda a Rede Estadual de Ensino capixaba.

 

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