Sedu e Sejus realizam reunião do ‘Grupo de Trabalho da Educação em Prisões’
Na ocasião foram tratadas as pautas do Plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional (2020-2024).
Com o objetivo de dialogarem sobre os avanços e desafios acerca da Educação em Prisões no Espírito Santo, a Secretaria da Educação (Sedu) e Secretaria da Justiça (Sejus) realizaram, na manhã dessa segunda-feira (03), a terceira reunião do “Grupo de Trabalho da Educação em Prisões” que trata da pauta da escolarização em espaços de privação de liberdade.
Para a apresentação dos caminhos percorridos e com o propósito de avanço das políticas educacionais vinculadas à Educação em Prisões no Espírito Santo, a reunião contou com a participação do coordenador Nacional de Educação, Cultura e Esporte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Carlos Rodrigo Martins Dias. Na ocasião foram tratadas as pautas do Plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional (2020-2024) com destaque, entre outras questões, para a universalização da alfabetização e remição pela leitura.
A gerente de Educação de Jovens e Adultos (Geeja) da Sedu, Mariane Berger, destacou que “a escolarização é imprescindível para que as pessoas restritas de liberdade se tornem sujeitos de suas próprias histórias. A nós, gestores públicos, cabe o dever da escuta sensível e a partir daí a implantação e implementação de políticas públicas capazes de educar para a liberdade e, desde 2019, o Espírito Santo vem avançando nessa pauta”, disse Mariane Berger.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888