18/03/2021 18h00 - Atualizado em 18/03/2021 11h30

Sedu orienta escolas da Rede Estadual para as atividades durante a quarentena

Tendo em vista a adoção de novas medidas restritivas, visando ao enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, por meio do Decreto nº 4838-R, a Secretaria da Educação (Sedu) formalizou e enviou para as escolas da Rede Estadual orientações a serem seguidas neste período de 14 dias, em que fica suspenso o funcionamento de serviços e atividades, à exceção dos considerados essenciais - previstos nas Medidas Restritivas em Favor da Vida, do Governo do Estado.

Todas as escolas da Rede Estadual estarão com atividades presenciais suspensas a partir desta quinta-feira (18), enquanto vigorar o decreto. Na quinta (18) e sexta-feira (19) as unidades de ensino poderão receber público externo para retirada de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), pelos alunos que não terão acesso à Internet neste período. As APNPs deverão ser elaboradas considerando o conteúdo previsto para todo o período de suspensão das aulas presenciais e a entrega das atividades será providenciada pela equipe gestora de cada unidade de ensino.

Para a elaboração dessas atividades, o diretor escolar poderá, como medida excepcional, convocar presencialmente os respectivos professores, se necessário. O diretor escolar ficará ainda responsável pela organização de escala de trabalho para garantir a presença nas unidades de ensino de no mínimo um (01) servidor do quadro administrativo, enquanto vigorar o Decreto nº 4838-R.

Outra orientação é que, excepcionalmente, poderá ser disponibilizado dispositivo móvel (notebook e/ou Chromebook) ao servidor que estiver em atividades remotas durante o período de vigência do Decreto nº 4838-R, desde que avaliadas as seguintes condições: haver disponibilidade de equipamento na unidade escolar ou administrativa; verificar se a disponibilização do equipamento não prejudicará a execução dos demais serviços que devem ser realizados presencialmente, posto que não haverá substituição; verificar se o usuário possui acesso à internet (WiFi) em sua residência; o servidor deverá realizar, na unidade escolar, o primeiro login na rede da escola, a fim de poder utilizar o equipamento tanto no trabalho em rede de internet residencial quanto off-line. O equipamento somente poderá ser disponibilizado após a assinatura do termo de responsabilidade enviado pela Sedu às escolas, junto com essas orientações.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon

 

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