26/04/2019 17h22

Sedu participa das comemorações de 50 anos da Escola Família Agrícola de Olivânia

A 1ª escola do Brasil a aplicar a Pedagogia de Alternância, que é do Espírito Santo, completou, nesta sexta-feira (26), 50 anos de existência. É a Escola Família Agrícola de Olivânia, localizada em Anchieta, e que é uma das unidades do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que é parceiro do movimento, esteve presente na cerimônia de comemoração, por meio do subsecretário de Estado de Administração e Finanças da Sedu, Josivaldo Andrade.

O superintendente do MEPES, Idalgizo José Monequi enfatizou o seu agradecimento à parceria com o governo. “Essa parceria nos permite manter o funcionamento da instituição, garantindo, assim, obter resultados positivos na formação daquelas pessoas atendidas pelas EFAs. Temos frutos significativos de ex-alunos que desenvolvem importantes projetos no campo ou que assumem cargos importantes na sociedade e isso nos deixa muito realizados, com sentimento de que tem valido a pena todo o trabalho realizado”, disse.

Parceria

A EFA Olivânia receberá neste mês de abril a segunda parcela, no valor de R$ 2.217.199,33, que faz parte dos recursos disponibilizadas em função da parceria com a Sedu. No total, o valor destinado ao MEPES neste ano é de R$ 8.868.797,32, sendo que as demais parcelas serão entregues nos meses de julho e outubro. Com este recurso, é possível, por exemplo, arcar com a remuneração de professores do MEPES, que atendem a mais de 2.300 alunos.

Pedagogia de Alternância

A Educação do Campo, enquanto modalidade da educação básica brasileira, se caracteriza por diferentes formas de organização metodológica e de gestão das escolas e, neste contexto, a Pedagogia da Alternância é reconhecida no âmbito da prática pedagógica como uma forma apropriada de organização para as escolas do campo.

A Pedagogia da Alternância é uma forma de organização escolar, que dialoga, sobretudo, com a realidade camponesa, indígena e quilombola, que supõe uma relação orgânica entre os meios de vida comunitário e escolar, que se integram a partir de uma práxis pedagógica em que o estudante alterna períodos de aprendizagem no espaço familiar e comunitário (Tempo Comunidade), em seu próprio meio, com períodos na escola (Tempo Escola), em que esses tempos estão interligados por meio de instrumentos pedagógicos específicos.

MEPES

Em 1968 foi criado o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), cujo objetivo principal é promover o homem por meio da melhoria da qualidade de vida no meio rural.

As Escolas Família Agrícola estão localizadas nos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Belo Monte, Castelo, Jaguaré, Montanha, Nova Venécia, Olivânia, Pinheiros, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Gabriel da Palha e São Mateus.

Mais informações: www.mepes.org.br

Texto: Geiza Ardiçon