03/10/2023 14h50

Sedu realiza Encontros Formativos sobre Paebes e Saeb

Ação visa preparar os profissionais para a aplicação das avaliações.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), realizou, entre a última quinta-feira (28) e essa segunda-feira (02), um ciclo de Encontros Formativos referentes ao Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/Paebes Alfa 2023).

Os encontros foram realizados no formato digital, por meio da plataforma Zoom, e reuniram coordenadores de polos das Redes Estadual e Municipal, gestores das escolas privadas participantes, profissionais das equipes operacionais da GEA, e equipes das superintendências Regionais de Educação.

Os objetivos das formações foram dialogar sobre o Paebes/Paebes Alfa e compartilhar informações sobre a logística de aplicação, bem como esclarecer e orientar sobre os procedimentos necessários ao desenvolvimento da avaliação.

A realização do Paebes/Paebes Alfa está prevista para ocorrer entre os 06 e 14 de novembro de 2023 e será aplicado para todos os estudantes matriculados nos 2º, 5º, 9º anos do Ensino Fundamental e nas 3ª e 4ª séries do Ensino Médio das escolas estaduais e municipais do Espírito Santo, bem como de escolas privadas adesas ao programa.

Paebes

O Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/Paebes Alfa) tem o objetivo de avaliar o processo de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes ao final de cada etapa. Os resultados são importantes para gestores e professores no planejamento de ações pedagógicas que visem à melhoria do aprendizado, e forneçam indicadores que norteiem a implementação, (re)formulação e monitoramento de políticas educacionais voltadas à promoção da equidade e à qualidade da educação capixaba.

Encontros de alinhamento para o Saeb

A Sedu, por meio da Gerência de Avaliação (GEA), também realizou, nos dias 26, 27 e 29 de setembro, encontros com o objetivo de engajar as Redes Estadual e Municipal para a mobilização dos estudantes que compõem o público-alvo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), visando à participação nas avaliações.

Um dos encontros reuniu em polos das Superintendências Regionais de Educação, gestores, coordenadores pedagógicos e supervisores escolares, para o compartilhamento de ideias, desafios e construção do Plano de Mobilização Saeb 2023 de cada Regional, de acordo com o diagnóstico dos resultados de participação da última edição (2021) e das particularidades de cada região, de suas escolas e do trabalho que vem sendo desenvolvido para a edição 2023.

Outros encontros realizados foram com o Comitê Estadual de Líderes de Turma, e com os assessores e técnicos do Regime de Colaboração com os municípios. O intuito foi propiciar reflexões sobre o papel da gestão, conscientizar a comunidade escolar, em especial, os estudantes das etapas avaliadas, sobre a corresponsabilidade de cada um nos resultados de participação e desempenho, além de enfatizar a importância da presença dos estudantes nos dias da avaliação.

Com essa ação, a Sedu reafirma o compromisso de apoiar as escolas das Redes Estadual e Municipais, fornecendo as ferramentas e orientações necessárias para alcançar o sucesso nas avaliações externas.

"Nesse período que antecede a aplicação, é importante promover ações que garantam uma taxa de participação satisfatória, que forneça representatividade efetiva nos cálculos estatísticos dos resultados, visando ao panorama mais fidedigno possível das etapas finais da educação capixaba", disse uma das responsáveis pela aplicação do Saeb na Sedu, Rosiane Lima.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala, que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Os objetivos são avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no País, em seus diversos níveis governamentais; produzir indicadores educacionais, com o incremento das séries históricas; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa.

Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br