Tecnologia em sala de aula cria novos ambientes de produção de conteúdo e aprendizagem em escola de Itarana
Tecnologia incentiva estudantes a querer estudar mais, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas.
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Aleyde Cosme, em Itarana, os professores estão transformando o ambiente escolar com a utilização do Laboratório Móvel. Após a implantação do uso dos Chromebooks, a equipe pedagógica tem desenvolvido diversas atividades com o novo recurso digital disponível na escola como material de pesquisa.
Uma dessas atividades foi desenvolvida pelo professor Daniel Morgner, que leciona História e utiliza as ferramentas do Google, como Sala de Aula Virtual, Drive e Docs em suas aulas. Ele planejou uma atividade de pesquisa com seus alunos do 6º e 8º ano. Os discentes foram cadastrados na sala de aula e, depois, com um arquivo compartilhado na sala de aula virtual, realizaram a pesquisa.
A estudante Maria Luísa Garcia Gomes, que junto aos colegas do 6º ano pesquisou os povos Mesopotâmicos, disse que “a atividade fez que a turma aprendesse de forma mais didática o conteúdo”. Já as turmas dos 8º anos estudaram sobre a “Revolução Francesa”.
Utilizando também o mesmo recurso na disciplina de Arte, a professora Marinelda Bezerra da Silva realizou um questionário com a ferramenta Blank Quiz, onde os alunos responderam questões sobre os conteúdos da Arte Contemporânea, estudados em sala de aula no primeiro trimestre. Além disso, a turma desenvolveu um texto coletivo no Google Docs sobre o hiper-realismo. Eles receberam um desafio de assistir um vídeo do Youtube no Classroom e depois escrever seus comentários sobre os vídeos, criando ao final um texto coletivo.
A professora de Língua Portuguesa, Marta Rangel Dal’Col também está inserindo o Google Sala de Aula em suas metodologias. Ela envia vídeos sobre Redação e conteúdos estudados pelos alunos em sala de aula para o ambiente virtual, e assim, os alunos têm acesso ao material em casa ou em qualquer lugar que eles estejam conectados. Desta forma, podem revisar e reforçar o que aprenderam na sala presencial.
Com os Chromebook a professora também tem utilizado a Plataforma Letrus. Marta Dal’Col divide a turma em dois grupos, enquanto um trabalha com os Chromebook, o outro fica em sala fazendo outra atividade.
A aluna da 3ª série do Ensino Médio, Micaela Morgner relatou sobre o uso dos Chromebooks na Escola, “o Chromebook foi um avanço e tanto para a escola, porque muitos estudantes não têm como acessar a internet em casa e com essa tecnologia, agora temos como acessar”, disse.
Com relação ao Google Sala de Aula, ambiente virtual em que se pode fazer atividades e informar sobre os conteúdos de uma forma diferente, a estudante reitera que o mesmo “os incentiva muito mais a querer estudar, tornando as aulas mais divertidas. ”
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br