09/04/2019 14h41 - Atualizado em 09/04/2019 17h01

Tecnologia potencializa aprendizado de alunos em Itarana

Atividades foram desenvolvidas nas áreas Humanas e Exatas.

Com foco na aprendizagem dos estudantes, a Escola Alto Jatibocas, em Itarana, tem desenvolvido atividades que são ferramentas de alto potencial para alcançar os objetivos. Com o auxílio da tecnologia isso está sendo possível. Na aula do professor de História, Daniel Morgner, por exemplo, os alunos estudam através do Google Classroom, que é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo.

Para a aluna Anny Emanuel Herzog Holz, da 3ª série do Ensino Médio, o Classroom reforça a aprendizagem. “Em qualquer lugar temos acesso a essa plataforma, seja na escola, em casa ou em qualquer outro lugar. Isso facilita muito na hora de resolver as atividades e o entendimento das questões. Através do Classroom os professores enviam diversos quiz para revisar as matérias”, disse Anny Holz.

 A professora de Geografia Lidiani Baldotto também utiliza da tecnologia para trabalhar os conteúdos. Com um smartphone os estudantes produziram vídeos sobre temas socioambientais. “Seguindo a didática, mas com o uso da tecnologia, pretendo construir novas formas de desenvolver a sensibilização dos alunos a respeito dos problemas ambientais, explicou Baldotto.

A pedagoga Isabiani Hartwig, que acompanha todas as atividades realizadas na escola, falou sobre o novo formato de ensinar. “O uso da tecnologia transforma as vivências na escola. O estudante tem o smartphone como um recurso que vai além de jogos e redes sociais, nessa significância da internet o aprendizado intensifica-se”, disse.

De olho nos números

Para trabalhar os conteúdos tão temidos da matemática pelos alunos, o professor Ramon de Freitas Paula utiliza plataformas online e aplicativos com os alunos do Ensino Médio. “A todo momento, a proposta é diferente tornando os conteúdos mais atrativos aos alunos, até mesmo aqueles que não gostam da disciplina”, afirmou.

Além da tecnologia, o professor não deixa de lado os métodos tradicionais, como apostilas, oficinas e trabalhos em grupos. O aluno Sávio Flegler Chiabai, da 2ª série, falou sobre a experiência. “O professor trabalha passo a passo de forma simples e vai facilitando a aprendizagem e a resolver as atividades propostas”, informou Sávio Chiabai.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

(27) 3636-7705 / 7706 / 7707

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI