21/08/2024 10h11 - Atualizado em 21/08/2024 10h12

2º Seminário de Gestão Escolar para os Municípios aborda tema liderança na educação

A Secretaria da Educação (Sedu), com apoio da Associação Bem Comum e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Espírito Santo, realizou na última quinta-feira (15) o 2º Seminário de Gestão Escolar para os municípios, com o tema: "A liderança transformadora na educação: inspirando mudanças e inovação na escola". A ação faz parte do eixo de Apoio à Gestão Municipal do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), gerido pela Gerência do regime de Colaboração com os municípios, com o objetivo de aprimorar a gestão escolar, promovendo discussões sobre o papel estratégico dos diretores escolares na comunidade educacional.

O evento ocorreu em formato híbrido, transmitido via plataforma zoom pela Sedu e contou com a presença de cerca de 1.500 diretores escolares reunidos em polos municipais. O palestrante convidado foi o professor, consultor em Educação e Gestão, bem como presidente da Alleanza Consultoria Educacional – Curitiba, Renato José Casagrande, que abordou as competências dos diretores escolares no fortalecimento da participação e engajamento dos membros da comunidade escolar, visando criar um ambiente de aprendizagem enriquecedor e motivador para todos os participantes.

“O maior sentido da educação é humanizar, preparar o sujeito para ser um cidadão do futuro, com competências para lidar com um mundo complexo, mas com respeito ao ser humano, promovendo o desenvolvimento pessoal com base em quem ele é, e não no que idealizamos. O objetivo é que cada pessoa trilhe um caminho de superação a partir de sua própria essência. Lidar com gestão de pessoas é entender isso”, afirmou o professor Renato José Casagrande.

A programação incluiu, além de palestras sobre o tema, oficinas focadas na construção de ferramentas e estratégias para liderar processos de gestão de mudança com confiança, engajamento e eficácia.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br