09/07/2024 14h45 - Atualizado em 09/07/2024 14h56

Aluno da EJA propõe produção de energia limpa em Colatina

A iniciativa buscou promover o debate sobre as matrizes energéticas utilizadas atualmente em nosso território, bem como suas vantagens e desafios.

Estudantes da Educação Jovens e Adultos (EJA) do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFNTI) Conde de Linhares, localizado no município de Colatina, apresentaram, nessa segunda-feira (08), um projeto sobre produção de energias sustentáveis. A iniciativa buscou, por meio do Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (Pipat), promover o debate sobre as matrizes energéticas utilizadas atualmente em nosso território, bem como suas vantagens e desafios.

Intitulada “Uma abordagem sustentável para o futuro da nossa cidade”, a ação visou apresentar e discutir o potencial de diversos tipos de energia limpa, tais como: eólica, geotérmica, de biomassa e solar. Além disso, no decorrer do ano letivo, os estudantes pesquisaram sobre a aplicação desses tipos de modais no território municipal, levando em consideração o clima e o relevo da região.

Segundo o professor de Geografia Andre Avelino frisou que o projeto integrou conhecimentos de diversas disciplinas do currículo e permitiu que os alunos tivessem uma visão ampla do território que habitam, tendo a oportunidade de aplicar todo conhecimento aprendido em possíveis soluções que vão impactar no bem-estar de toda a população.

“Não poderia deixar de evidenciar a forte e famosa relação que Colatina estabelece com o Sol, por isso, tentamos utilizar o potencial da energia solar para evidenciar os pontos turísticos de nossa cidade, além de trazer mais comodidade para nossa população”, disse o estudante João Vitor Silva.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br