22/09/2021 15h09

Alunos aprendem a extrair moléculas de DNA em aula prática

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Domingos Ubaldo, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, promoveu, no laboratório de Ciências, a prática de extração de ácido desoxirribonucleico, o DNA, de legumes e frutas. A prática teve como objetivo apresentar aos alunos as moléculas de DNA dos vegetais in natura, por meio de um método científico rápido e barato, fechando, assim, o conjunto de atividades investigativas trabalhadas sobre o tema.

Além dos vegetais escolhidos pelos próprios alunos, foram utilizados outros materiais no experimento, como sal de cozinha, detergente neutro, álcool, pilão para maceração do legume e fruta, peneira de cozinha, filtro descartável de café e água em temperatura de fervura. “Embora para a visualização e identificação das moléculas de DNA tenha que seguir algumas etapas, o experimento é simples e garante bons resultados”, comentou o professor Willian Moreira da Costa.

A prática realizada faz parte do circuito de experimentos propostos para a disciplina de Ciências, que seguem com o intuito de estimular no aluno, o espírito investigativo, protagonista, baseando-se na tríade: experimentar - registrar - concluir. “É partir do concreto, do que é palpável, do que podemos sentir e mensurar, que vamos construindo um conhecimento robusto e significativo”, disse Willian Moreira da Costa.

Estudantes que participaram da prática, comentaram sobre a experiência. "Hoje me senti uma cientista, aprendi brincando, é tão bom quando podemos fazer experiências, nunca imaginei que poderíamos extrair o DNA dos vegetais, vi o DNA da banana que eu trouxe”, comentou a aluna Henaivily Virginia Soares.

“Aprendi que é a partir do DNA, da manipulação dessa molécula, que os cientistas identificam causas de doenças genéticas, distinguem e analisam os vírus e as bactérias, e também determinam a paternidade de indivíduos”, disse a aluna Emelly da Silva Louzada Pio.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI