11/10/2024 14h59

Alunos de Alegre participam de palestra sobre pericia criminal

Com o intuito de promover o debate sobre o trabalho do perito criminal entre os estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas e Administração, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Pedro Simão, localizada no município de Alegre, promoveu, na última sexta-feira (04), o “Circuito Jovem Perito Itinerante”. A iniciativa teve como objetivo ajudar os alunos a explorar aspectos da carreira, alinhando seus interesses e habilidades com a possível profissão.

Intitulada “Transformando vidas por meio da Ciência, da Justiça e da Educação”, a ação foi promovida pela professora da disciplina de Desenvolvimento de Talentos e Aspectos Comportamentais, Elissandra Tristão, e contou com a presença do perito criminal da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), Victor Fonseca da Rocha.

No encontro, o palestrante compartilhou detalhes sobre o cotidiano do trabalho dele e destacou a importância do uso da ciência para esclarecer crimes e garantir que a justiça seja feita. “A maior parte dos crimes investigados no Brasil só é esclarecida por meio da perícia criminal. O trabalho dos peritos fornece provas materiais sobre o crime e sua autoria, sendo indispensável para que a Justiça seja feita”, frisou Victor Fonseca da Rocha.

Em seguida, Elissandra Tristão enfatizou a importância de vincular teoria à prática, preparando os futuros profissionais para atuarem de forma eficaz e rápida em seus campos de atuação. “O Circuito Jovem, ao conectar os alunos com profissionais atuantes no mercado, não apenas ampliou a compreensão sobre o papel da Polícia Científica, mas também inspirou sonhos, mostrando que o futuro pode ser construído por meio da educação, da persistência e do conhecimento científico”, contou a professora.

A docente explicou também que a palestra foi uma oportunidade para os estudantes esclarecerem dúvidas, aprofundarem seu entendimento sobre a carreira e conhecerem de perto o trabalho do perito criminal, entendendo como a profissão é essencial para a investigação de crimes e como ela contribui para a segurança pública.


Envie sua sugestão de pauta para: 
pauta@sedu.es.gov.br


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI