04/05/2023 16h46

Alunos de Centro Estadual em Anchieta criam maquetes de industrias

A iniciativa buscou melhorar a interpretação das etapas de processamentos químicos industriais.

Os estudantes do 3º ano do curso técnico em Química do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Paulo Freire, localizada em Anchieta, apresentaram, na tarde dessa quarta-feira (03), maquetes explicando o conteúdo discutido na disciplina “Processos Químicos Industriais e Operações Unitárias”.

A professora de Química Érika Menegardo ressaltou que a iniciativa buscou, por meio do recurso didático, melhorar a interpretação das etapas de processamento químicos industriais e estimular a compreensão e a percepção dos alunos sobre o pensar de um projeto e as operações de maneira ampla.

“Esse trabalho deixou em evidência como o aluno aprende mais quando participa do processo. Ficam mais motivados e se dedicam à execução, sendo protagonista na aula e aprendendo com eficiência o conteúdo. Ao final das apresentações, foi observado o quanto os alunos alcançaram em autonomia nos seus conhecimentos e os aplicaram aos processos industriais em cada maquete confeccionada”, destacou a professora Érika Menegardo.   

A também professora de Química Carla Sardinha contou que os estudantes desenvolveram seus projetos alinhando com o conteúdo estudado em “Química de Alimentos” e trabalharam o processamento industrial da cerveja, álcool, café, queijo, suco de maçã e leite condensado.

“Com esse trabalho, os alunos tiveram a oportunidade de aprender o conteúdo teórico e aplicá-lo na organização e criação da maquete, alinhando as suas habilidades com o que foi estudado. Os resultados alcançados superaram as expectativas, devido ao alto engajamento da turma, que, além de montar as maquetes com criatividade, apresentaram todas as etapas das indústrias esclarecendo a sua função e como é realizada”, disse Carla Sardinha.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI