21/12/2023 10h38 - Atualizado em 21/12/2023 10h39

Alunos de Muqui visitam pontos históricos em Campos dos Goytacazes

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marcondes de Souza, localizada em Muqui, tiveram a oportunidade de visitar o Teatro Municipal Trianon, museu e igrejas históricas de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

O objetivo da ação foi proporcionar aos alunos a oportunidade de ver, na prática, o que aprenderam em sala de aula, sobretudo na disciplina eletiva “Literatura e Teatro”, além de proporcionar uma aprendizagem baseada na metodologia experiencial, com vistas a tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativos.

A professora da Eletiva Ana Carolina Rocha Santa Rita disse que muitos alunos nunca haviam entrado em um teatro ou em um museu. “Como professora de arte e literatura, gostaria de enfatizar a importância do acesso à espaços públicos de cultura e arte para o desenvolvimento pedagógico dos alunos”, destacou.

Ela acrescentou que a exposição ao teatro em um ambiente real e tangível pode enriquecer a compreensão dos alunos sobre diferentes formas de expressão artística. “Essas experiências podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades críticas de pensamento e análise, à medida que aprendem a interpretar e responder a diferentes manifestações artísticas”, afirmou a professora.

Ainda segundo Ana Carolina Rocha Santa Rita, o resultado pedagógico que se obteve com a ação ampliou a perspectiva dos discentes sobre a cultura, a arte e os aparatos culturais, ao mesmo tempo que se problematizou o acesso a esses recursos. “Isso conscientizou os alunos sobre a necessidade de democratização dos espaços públicos, especialmente aqueles reservados à cultura e à arte. O resultado foi um aumento no conhecimento cultural, artístico, histórico e social dos alunos. A experiência também levou à construção de um senso crítico a partir dos discursos ouvidos, comentários feitos, conversas e explicações”, complementou.

O aluno Daniel Prucoli participou da visita e falou sobre o que mais o chamou atenção. “O que mais me impactou foram as esquetes e as apresentações dos lugares e suas histórias. Muto obrigado professora Carol por essa viagem incrível”, disse.

A visita dos estudantes capixabas rendeu notícias na imprensa local.

Confira:

Comunicação da Sedu