Alunos de São Mateus criam quadrinhos sobre História do Brasil
Estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos, localizado no município de São Mateus, exibiram, entre os dias 04 e 21 de novembro, o projeto “Independência em Quadrinhos: a História do Brasil contada de forma criativa e colaborativa”. A iniciativa, que uniu história, arte e trabalho em equipe, propôs a criação de um manual de histórias em quadrinhos para recontar os eventos que resultaram na Independência do Brasil.
De acordo com a professora de História Nayanne da Silva Lima, durante todo o processo, os alunos precisaram explorar a criatividade ao ilustrar e narrar momentos históricos marcantes, como a figura de Dom Pedro I e a declaração de independência.
"A utilização de metodologias ativas, como a criação das histórias em quadrinhos, tem sido uma ferramenta extremamente poderosa para o desenvolvimento da criticidade nos alunos. Ao permitir que eles mesmos construam o conhecimento, transformando conceitos históricos em representações artísticas, estimulamos o pensamento crítico, a reflexão e a autonomia no processo de aprendizagem", destacou Nayanne da Silva Lima.
Ainda segundo a professora, o objetivo da ação foi proporcionar uma compreensão mais profunda e reflexiva sobre a Independência do Brasil, desenvolvendo o senso crítico dos estudantes. Contudo, a atividade estimulou também habilidades de comunicação, expressão artística e trabalho colaborativo, transformando o aprendizado em uma experiência significativa.
"O diferencial da iniciativa esteve na abordagem inovadora, que integrou história e arte de forma engajadora. Ao trabalhar com histórias em quadrinhos, os alunos reinterpretaram os acontecimentos históricos sob uma perspectiva criativa, tornando o estudo mais acessível e envolvente", frisou a docente.
A estudante Amanda Família de Oliveira contou como foi a experiência ao participar da criação dos quadrinhos: "Eu nunca imaginei que aprender sobre a Independência do Brasil pudesse ser tão legal. Fazer as HQs foi muito divertido, porque a gente teve que pensar em como representar tudo o que aprendeu e mostrar isso de um jeito criativo. A história ficou mais fácil de entender e a gente aprendeu mais rápido, além de ser um trabalho em grupo, o que deixou tudo mais dinâmico. Foi uma forma bem diferente de estudar e realmente gostei."
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707