01/10/2021 15h02

Alunos do Ensino Fundamental aprendem sobre sólidos geométricos por meio lúdico

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Pautila Rodrigues Xavier, de Cariacica, tem usado o formato lúdico como ferramenta para o ensino e a aprendizagem de matemática. Foi proposto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, a construção de representações geográficas, utilizando materiais alternativos, como canudos, nylon, palitos, massa de modelar e bola de isopor.

A ação teve como objetivo auxiliar na compreensão dos conceitos relacionados aos sólidos geométricos a partir do manuseio das estruturas construídas pelos estudantes. “A realização da proposta foi importante no desenvolvimento das habilidades propostas, melhorando também a comunicação. Os alunos passaram a se interessar mais pelas aulas de matemática, pois o lúdico foi utilizado como ferramenta facilitadora do ensino-aprendizagem”, disse a professora Elizete Carminati Gueller.

Ao final do trabalho foi montada a exposição de todos os materiais construídos durante as aulas de Matemática.

A diretora Sabrine Costa Oliveira aprovou a iniciativa da professora. “No momento atual, precisamos buscar estratégias para despertar o interesse do aluno. Aulas lúdicas de matemática estimulam a curiosidade em aprender”, acrescentou. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI