Cinema em Toda Parte é lançado com exibição do filme Nosso Sonho no Parque Cultural Casa do Governador
Projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo pela Secult e Instituto Brasil de Cultura e Arte, com o apoio institucional da Sedu.
O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Cultura (Secult) da Educação (Sedu), lançou nesta quarta-feira (16), no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, o Cinema em Toda Parte, projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), sob gestão do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), selecionado a partir de chamamento público.
O evento contou com a exibição do longa-metragem Nosso Sonho, que conta a história de Claudinho e Buchecha, desde o início da amizade dos artistas, ainda na infância, até o sucesso musical em todo o Brasil. Cerca de 500 estudantes, das escolas estaduais que farão a formação audiovisual pelo projeto, participaram do evento.
Presente no evento, o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, falou sobre a importância do audiovisual para esses alunos. “Hoje em dia, com as redes sociais, o audiovisual está muito presente na nossa vida e nossa estratégia é utilizá-la como ferramenta de formação cidadã. Estimulando o pensamento crítico e a empatia, além de ampliar horizontes, permite que indivíduos se conectem com diferentes culturas e realidades e no caso desses jovens, aumentando o sentimento de pertencimento às suas comunidades”, disse.
Já o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angeli, comentou a parceria Sedu e Secult neste projeto. "Essa parceria é uma oportunidade diferenciada para nossos alunos. O audiovisual é uma ferramenta poderosa de aprendizado, que vai além da sala de aula e promove uma educação mais inclusiva e envolvente. Através dessa iniciativa, estaremos ampliando o acesso à cultura e possibilitando que nossos jovens desenvolvam novas habilidades criativas. O cinema inspira, transforma e, agora, faz parte do cotidiano escolar no Espírito Santo”, pontuou.
O projeto
O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é uma caravana de formação e difusão audiovisual. O programa é composto por dez oficinas de formação em audiovisual, implementação de dez Núcleos de Audiovisual e Mostra de Exibição para jovens estudantes das escolas da Rede Pública Estadual de ensino localizadas em municípios capixabas com até 30 mil habitantes.
O público-alvo são os estudantes da Rede Pública Estadual de ensino com idade entre 14 e 25 anos, interessados na produção audiovisual, sem necessidade de o participante ter experiência prévia na área. A carga horária mínima para a formação audiovisual será de 47 horas, distribuídas em quatro horas diárias. Cada turma será composta pelo mínimo de dez e máximo de 25 alunos. E cada oficina será ministrada por monitores e oficineiros.
Os estudantes serão orientados por um profissional monitor e terão noções de roteiro, pesquisa, sistemáticas de trabalho, estilos cinematográficos, tipos de narrativas audiovisuais, estrutura de sequências e cenas, fundamentos sobre enquadramentos, foco, profundidade, luz, captação de som, decupagem de material gravado e edição.
Cada oficina dará origem a um filme escrito, produzido, dirigido e finalizado pelos alunos participantes. Esta produção será exibida gratuitamente para toda comunidade ao final do projeto. Durante a realização das oficinas serão formados grupos de trabalho que vão compor a equipe técnica do filme, com suas respectivas funções na área de roteiro, direção, produção e edição, além da equipe de making of.
O programa também prevê a implantação de 10 núcleos audiovisuais, um em cada município atendido. Os núcleos audiovisuais serão implantados nas escolas ou centros culturais dos municípios contemplados pelas oficinas e têm o objetivo serem locais abertos a formação, criação de conteúdo, produção, discussão, acervo e difusão do audiovisual, principalmente dos filmes produzidos no Espírito Santo e demais estados do Brasil.
Cada núcleo será equipado com infraestrutura que possa atender aos seus objetivos nos processos de formação, produção e difusão do audiovisual. Os kits de equipamentos audiovisuais serão formados por fone de ouvido, microfone, câmera, tripé profissional, HD Externo, Cartão SDXC 64 Gb, Computador de Trabalho e gravador digital.
Ao final das oficinas, nos dez municípios, acontecerá uma mostra audiovisual aberta ao público que exibirá as dez produções realizadas pelas escolas, seguida de debates com os novos realizadores. O evento acontecerá no Parque Cultural Casa do Governador, em data ainda a ser definida.
Escolas
O Chamamento das Unidades Escolares para participar do Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo aconteceu entre os meses de julho e agosto. Foram contempladas dez escolas de municípios com até 30 mil habitantes. As instituições realizarão as atividades de divulgação, inscrição e seleção dos alunos que estarão presentes nas formações em audiovisual. A Secult, a Sedu e o IBCA orientarão as escolas públicas em todas as fases de inscrição e seleção dos alunos.
As escolas contempladas foram:
- SRE Barra de São Francisco – Águia Branca – EEEFM Professora Ana Maria Carletti Quiuqui
- SRE São Mateus - Pedro Canário – EEEF Dr. Edward Abreu do Nascimento
- SRE Cachoeiro de Itapemirim – Jerônimo Monteiro – EEEFM Jerônimo Monteiro
- SRE Nova Venécia – Boa Esperança – EEEFM Antônio dos Santos Neves
- SRE Vila Velha – Alfredo Chaves – EEEFM Camila Motta
- SER Cachoeiro de Itapemirim – Muqui – EEEF Marcondes de Souza
- SRE Guaçuí – Iúna – CEEFMTI Henrique Coutinho
- SRE Nova Venécia – Mucurici – EEEFM de Mucurici
- SRE Nova Venécia – Montanha – EEEFM Dom José Dalvit
- SRE São Mateus – Conceição da Barra – EEEM Prof. Joaquim Fonseca
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111 Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707