11/06/2021 16h25

Conselho de Líderes da Escola Marita Motta realizam ações de Protagonismo Juvenil

Os estudantes que compõem o Conselho de Líderes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos, em São Mateus, estão realizando ações de melhorias para os resultados de aprendizagem e harmonia na rotina e clima do ambiente educativo.

Tendo o Mapa de Risco Covid-19 como referência, as aulas presenciais vêm seguindo o modelo híbrido, com os estudantes organizados em dois grupos de revezamento. Na semana em que os estudantes comparecem presencialmente à escola, a direção busca estratégias para restabelecer o fluxo de reuniões da liderança e fomentar ações conforme adaptação aos protocolos sanitários e de segurança.

Compreendendo-os como protagonistas dentro do espaço educativo, a diretora Bruna Bonomo, em escuta ativa no período de 24 de maio a 31 de maio, lançou o desafio aos dois grupos de revezamento para que os estudantes pensassem em ações que provocassem melhorias no espaço escolar ou entorno, considerando todos os desafios vividos neste contexto da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Após diálogo e consenso entre os dois grupos, os jovens estudantes projetaram duas ações: "Varal Solidário" e "Caixinha Solidária – Coisas de Menina".

Na primeira ação, os jovens, juntamente com a diretora, planejaram a ação a partir da organização dos materiais, definição do espaço, divulgação e posto de coleta. Os materiais ilustrativos foram construídos pelos estudantes na semana de revezamento em que estiveram presencialmente na escola. A divulgação da ação solidária foi realizada pelos próprios estudantes, com a solicitação de agasalhos para a exposição no varal em frente à escola e retirada por quem precisasse.

A primeira edição do "Varal Solidário" foi encerrada no dia 04 de junho de 2021 e alcançou 100% de entrega dos itens recolhidos. Os estudantes sempre deixavam os itens no horário de saída da aula e no dia seguinte sempre se notava que os itens tinham sido retirados.

A segunda ação juvenil foi uma proposição das meninas que compõem o Conselho de Líder, pensando nas estudantes que por questões econômicas ou outros motivos. A ideia é que em cada banheiro feminino permaneça uma caixinha para armazenamento de absorventes. A primeira composição foi montada com doações de estudantes, famílias e servidores. A partir da utilização, a ideia das líderes é que a estudante ou servidora que faça uso, quando puder, realize a doação de outro, cumprindo a reposição no mesmo local. Conciliando a esta ação, as estudantes também organizaram recadinhos de autoestima e superação que foram afixados nos espelhos e azulejos dos banheiros.

“Na escola de tempo integral, o estudante é o centro de um processo que deverá levá-lo ao desenvolvimento em suas diversas dimensões: intelectual, afetiva, corporal, social e ética. Esse processo de evolução tem como ponto de partida a chegada a sua autonomia. Por este motivo, é tão imprescindível que a gestão escolar potencialize espaços que promovam o empoderamento juvenil. Os estudantes precisam passar por experiências dentro da escola que os possibilitem desenvolver consigo mesmo e com os demais que estão a sua volta, de forma saudável e respeitosa, novos hábitos positivos à sociedade em que vivem e se tornando um ser humano mais solidário e comprometido com as transformações que a sociedade tanto precisa”, disse a diretora escolar Bruna Bonomo.

Informações à Imprensa:
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