23/08/2021 10h35 - Atualizado em 23/08/2021 11h27

Diretor escolar cria forma de interagir com professores e alunos por meio de QR code

A direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Lourdes Poyares Labuto, de Cariacica, idealizou e está realizando o projeto “Fala, estudante! + Fala, servidor”!. A ação nasceu de uma visão de escola, que incentiva e acolhe as falas dos integrantes, mantendo uma escuta atenciosa e dedicada em fazer o melhor para ajudar as pessoas.

Em reunião com a equipe da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Cariacica, foi diagnosticada uma carência de maior ênfase no acolhimento e na escuta atenciosa dos estudantes.

O diretor escolar Adriano Ricardo da Silva Trabach falou sobre o projeto. “Preocupado com isso, pensei em uma forma de estabelecer um canal que oferecesse discrição, amplo alcance e que permitisse aos estudantes e também aos servidores de diversas áreas expressarem suas angústias, reclamações, sugestões, elogios, pedidos de apoio socioemocional, entre outras coisas. Como o ambiente escolar tem estado intensamente imerso no universo digital, devido a todo o contexto potencializado pela pandemia, a ideia de se empregar um formulário on-line veio quase que de imediato”, disse.

“Daí em diante, foi só criar um formulário de escuta, gerar um código de acesso que se escaneasse e divulgá-lo por toda a escola, nas salas de aula, no pátio, próximo aos bebedouros, entre outros ambientes. Por falta de uma rotina de expressão de opiniões e sentimentos, houve certa resistência e baixa adesão em um primeiro momento. Isso foi superado pelos feedbacks dados em relação às demandas apresentadas”, contou o diretor Adriano Ricardo da Silva Trabach.

O diretor da escola contou ainda que passou em todas as salas comentando sobre as sugestões, reclamações e elogios a professores que os estudantes já tinham feito e também para incentivar que usassem o recurso no que precisassem, inclusive se soubessem de algum colega que apresentasse um quadro de fragilidade emocional, que pudesse estar impactando na sua saúde e no aprendizado.

A medida foi muito bem recebida por estudantes e servidores, que se sentiram ouvidos e atendidos, sejam em reclamações técnicas ou nas de cunho emocional particular. As inserções no formulário aumentaram e, cada vez que um registro é feito por servidores ou estudantes, um e-mail chega, em tempo real, avisando no celular da coordenação, do pedagógico e do diretor, propiciando ciência e ação o mais rápido possível.

“Neste pouco mais de um mês de gestão na escola, tenho presenciado uma mudança substancial em como a equipe e os estudantes passaram a se sentir participantes das tomadas de decisão e de como os mesmos têm apreciado o canal de comunicação criado. O mais importante, para mim, é ouvir e valorizar o ser humano, que se esconde sob a alcunha de servidor ou de estudante. A escola é feita de pessoas e estas precisam ser ouvidas e cuidadas”, enfatizou Adriano Ricardo da Silva Trabach.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI