Escola de Brejetuba desenvolve projeto sobre ‘identidade cultural’
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Álvaro Castelo, localizada em Brejetuba, idealizou e executou o projeto “Identidade cultural - ação interdisciplinar entre as áreas Linguagens e Códigos e Humanas”. O projeto corresponde à necessidade educativa voltada para a formação de valores e posturas que contribuam para que os cidadãos valorizem seu pertencimento étnico-racial.
Para aproximar o conteúdo curricular da realidade dos alunos, nas aulas de Língua Portuguesa/Literatura e Arte, foram abordados assuntos como a Semana da Arte Moderna e autores da Literatura Brasileira como Lima Barreto, Euclides da Cunha e Graciliano Ramos.
“As atividades pedagógicas trabalhadas em formato interdisciplinar possibilitam o despertar para o protagonismo juvenil e promove a emancipação social. É notório também que os alunos se sentem mais motivados quando são os atores principais do processo ensino-aprendizagem”, disse a professora Alessandra Florindo.
Também foi realizada uma tertúlia literária das obras “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto; “Os Sertões”, de Euclides da Cunha; e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, além de pesquisas teóricas e releituras das obras dos artistas Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. O trabalho foi finalizado com apresentações de salas temáticas, estandes e danças culturais das regiões brasileiras.
A aluna Joice Pilger Alves participou do projeto. “Foi uma atividade de grande importância e enriquecimento curricular, em meio à pandemia, conseguimos adquirir e passar para diversas turmas conhecimentos vastos e de descontração, em que todos conseguiram se divertir aprendendo”, afirmou.
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Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata