Escola da Serra utiliza mesa digitalizadora durante aula de artes
Objetivo da iniciativa foi aprofundar a compreensão dos princípios e funcionalidades da tecnologia digital.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada no município da Serra, desenvolveu, nessa segunda-feira (04), um projeto intitulado “Explorando o Desenho Digital com Mesa Digitalizadora e Software Krita". O propósito da iniciativa foi aprofundar a compreensão dos princípios e funcionalidades da tecnologia, utilizando de maneira criativa e adequada as práticas de linguagem no uso da tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC).
Ao longo da aula, a professora de Artes, Naiara da Silva Borges, proporcionou aos estudantes uma apresentação de exemplos de desenhos digitais realizados por meio da ferramenta. Além disso, a docente adotou diversas possibilidades oferecidas pela tecnologia, destacando a importância do recurso para o desenho digital.
Os alunos realizaram um exercício prático utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação disponíveis na unidade de ensino: o software Krita, o notebook e a mesa digitalizadora. Nesse exercício, foi abordada a construção de desenhos simples, com formas básicas ou o esboço rápido de um objeto. O programa é um software de pintura digital que oferece uma variedade de ferramentas para ilustração, concept art, histórias em quadrinhos, pinturas digitais e animações.
"Foi incrível. Pude experimentar diferentes técnicas, explorando diversas funcionalidades da mesa digitalizadora. Aprendizagem com prática é sempre bom. Me senti uma verdadeira artista de mangás japoneses", contou a aluna Jehanne Carvalho Rodrigues Coelho, da 2ª série do Ensino Médio.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27)3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705