04/06/2024 15h41 - Atualizado em 04/06/2024 15h56

Escola de Afonso Cláudio promove debate sobre profissões

Ação tem como principal objetivo apresentar novas oportunidades do mercado de trabalho.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada no município de Afonso Cláudio, realizou, na última quarta-feira (29), uma roda de conversa com o arquiteto e urbanista Rodolfo Dela Costa. A ação, que faz parte do projeto “Conhecendo Profissões e Possibilidades”, tem como objetivo principal apresentar as oportunidades do mercado de trabalho, bem como histórias de pessoas que partiram de condições semelhantes às dos jovens educandos.

Durante a atividade, Rodolfo Dela Costa, conterrâneo dos estudantes, apresentou informações dos movimentos artísticos que marcaram a arquitetura ao longo dos anos, mostrou possibilidades de atuação de um profissional da área, e contou a trajetória de vida dele, além de experiências e curiosidades.

O professor de Língua Portuguesa Glauco Barros da Silva destacou que a iniciativa propõe a discussão de assuntos relacionados à carreira acadêmica, como a graduação e a especialização, mas também foca no mercado de trabalho e nas oportunidades.

“Trazer profissionais das mais diversas áreas para esse bate-papo aproxima o aluno das emoções, experiências pessoais e interesses profissionais de forma mais espontânea e descontraída. Dessa forma, eles podem assimilar com maior naturalidade o tema e despertar o olhar para seus interesses pessoais futuro”, ressaltou Glauco Barros da Silva.

O estudante Pedro Almeida Lauwers contou que o debate proporcionou a troca de informações sobre o curso de Arquitetura, carreira e curiosidades. “Fiquei surpreso ao saber que na graduação de Arquitetura estuda-se muito as leis vigentes no País, estado e município, e que é, a partir delas, que permitem ou não o início dos projetos arquitetônicos e urbanísticos dos interessados”, disse.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br