Escola de Aracruz promove ‘Educação em direitos humanos: combatendo o discurso de ódio e violência contra a escola’
Os alunos participaram de palestras com o objetivo estimular o engajamento da comunidade na promoção da diversidade.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Caboclo Bernardo, localizada no município de Aracruz, realizou, no fim do mês de agosto, um projeto intitulado “Educação em direitos humanos: combatendo o discurso de ódio e violência contra a escola”. A iniciativa teve como intuito promover o entendimento sobre direitos humanos e estimular uma discussão ampla a respeito da sua relevância para a sociedade.
Durante o Projeto Integrador, os alunos participaram de palestras com o objetivo estimular o engajamento da comunidade na promoção da diversidade e no combate aos discursos de ódio, tanto dentro da escola quanto nos espaços de interação social. Além das palestras, os alunos organizaram diversos momentos formativos, incluindo atividades de sensibilização, aprofundamento teórico, oficinas temáticas, apresentações artístico-culturais e uma caminhada pelas ruas do bairro.
“O desenvolvimento do projeto fez a escola se movimentar, gerou inquietações e reflexões tanto nos estudantes quanto nos professores. Plantamos sementes da transformação. É preciso continuar cultivando esse combate às formas de opressão de maneira sistematizada”, disse o professor de Geografia, Israel Frois.
“É um assunto que deve ser comentado, sobre a questão racial, lgbt, mulheres imigrantes, violência doméstica... São assuntos que devem ser tratados na sociedade. Citar isso na escola é uma forma de ajudar a ter mais visibilidade para esses problemas e trazer mais pessoas para a luta contra essas questões”, relatou o estudante da 3ª série do Ensino Médio, Matteo Souza dos Santos.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707