Escola de Cachoeiro de Itapemirim desenvolve projeto utilizando ferramenta digital
Objetivo da ação foi fomentar uma interação dos estudantes com os conteúdos ensinados em sala de aula, com o auxílio de celulares e computadores.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Getúlio Vargas, localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim, realizou, na última quinta-feira (14), um projeto da disciplina de Sociologia utilizando a ferramenta Padlet. O objetivo da ação foi promover uma interação dinâmica e participativa dos estudantes com os conteúdos estudados em sala de aula.
Além disso, as atividades auxiliaram no estímulo à colaboração, na troca de ideias e no trabalho em grupo de forma criativa e envolvente, fazendo uso de celulares e computadores.
Durante as aulas, ministradas pela professora Renata Tirello Cabral, os alunos puderam explorar a plataforma digital para a realização e correção de tarefas específicas. Segundo a docente, ao integrar o Padlet nas aulas, diversos objetivos podem ser alcançados. Entre eles, inclui-se oferecer um ambiente digital para a colaboração entre os alunos, em que podem postar perguntas, notícias, imagens e vídeos, promovendo a troca de ideias e o trabalho em grupo de forma criativa e dinâmica.
“Essa abordagem visa disponibilizar o conteúdo de maneira acessível a qualquer momento, literalmente na palma da mão dos alunos”, destacou Renata Cabral. O Padlet é uma ferramenta on-line que permite a criação de murais digitais colaborativos, em que os usuários podem compartilhar ideias, recursos, imagens e comentários em um espaço virtual.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital com a utilização de metodologias inovadoras e de tecnologias educacionais no cotidiano escolar. A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705