09/11/2021 15h16 - Atualizado em 09/11/2021 15h17

Escola de Cariacica privilegia reflexão e interdisciplinaridade por meio do projeto ‘Momentos Diálogos’

Neste mês de novembro, o encontro será na próxima semana com o tema “Amor e suas Manifestações”.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) “Hunney Everest Piovesan”, localizada em Cariacica, realizou, no mês de outubro, por meio do projeto “Momentos Diálogos”, três encontros virtuais com os temas: “Língua Portuguesa: redescobrindo o poder e o prazer da palavra”; “O papel dos zoológicos na atualidade, sua importância para o conhecimento científico e para o bem-estar animal” e “A importância do autoconhecimento no processo de escolha”.

O primeiro encontro contou com a participação da mestre em Museologia (IDBRASIL/OS, gestora do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol), Juliana Pons. “A língua é responsável pela emancipação do indivíduo, uma vez que é por meio dela que nos apropriamos de conhecimentos e fazemos diferentes leituras. Nesse sentido, ela é um processo de identidade dos sujeitos e de identidade de uma nação”, disse. Juliana Pons também apresentou o Museu da Língua Portuguesa e sua importância para os países lusófonos.

O segundo encontro foi ministrado pelo mestrando em Conservação da Fauna e biólogo da Divisão de Educação do Zoológico de São Paulo, Bruno Aranda, que promoveu um esclarecimento sobre a função do zoológico na atualidade, sua importância para o conhecimento científico e para o bem-estar dos animais. Ele também apresentou o trabalho realizado no Zoológico de São Paulo. O intuito da atividade foi levar aos alunos que estão concluindo o Ensino Médio um auxílio às escolhas que terão que fazer ao término deste ciclo acadêmico, além de promover a reflexão das escolhas que farão ao longo da vida e de que maneira o autoconhecimento infere nestes posicionamentos.

O terceiro encontro teve como palestrante o doutor em Psicologia Clínica Luiz Alberto Hanns que, além de abordar questões que versam sobre autoconhecimento e processos de escolha, também explanou sobre outras questões suscitadas pelos educandos durante o evento.

Perguntas sobre como lidar com depressão e ansiedade, autoaceitação, controle dos desejos, ética, ciclos de vida, foram acolhidas e esclarecidas à luz da Psicologia. O doutor Luiz Hanns não só respondeu aos questionamentos como também enfatizou a importância do diálogo – concordando e discordando a partir de argumentos e de forma respeitosa – na construção do conhecimento.

“A live foi um sucesso! Amei cada palavra que o doutor Hanns proferiu. Foi superimportante, tenho certeza que ajudou a muitos a compreender uma série de situações que nos acometem.  Sobretudo, adorei a possibilidade de poder interagir com o doutor Hanns, me senti privilegiada”, afirmou a aluna da 1ª série Ensino Médio, Bruna Magevski Tinelli Campos.

O aluno Aruã Paulo da Silva também comentou a importância dos temas tratados na palestra.  “Gostei, achei diferente, a explanação feita pelo palestrante foi esclarecedora. Me chamou atenção quando ele falou sobre ansiedade e depressão. Ele não só enfatizou como esclareceu que é sério e requer atenção”.

Já a aluna da 1ª série do Ensino Médio, Isabele Sepulchro, ressaltou ser necessária a orientação de um profissional capacitado em tempos de fragilidade emocional, situação na qual se encontram a maioria de nós e dos nossos. “Entre os diversos assuntos abordados estava a comunicação, porque nós jovens e adultos também temos grande dificuldade em comunicar o que sentimos e desejamos e, para muitos de nós, falta esse suporte no ambiente familiar”, concluiu.

Agenda do mês de novembro do projeto “Momento Diálogos”

16/11 (terça-feira)

Tema: “Amor e suas Manifestações”

Convidada: Tatiana Paranaguá (doutora em Psicologia Clínica Junguiana, professora, consultora para meios de comunicação, diretora do Centro Junguiano. Trabalhou como comentarista nos programas “Encontro com Fátima Bernardes” e “Mais Você”. Além de palestrante.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata