Escola de Colatina desenvolve projeto com equipe de Robótica
A atividade buscou fortalecer não apenas as habilidades técnicas, mas também as habilidades interpessoais e de liderança dos alunos.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, localizada no município de Colatina, que faz parte do Programa Escola do Futuro, realizou, na última sexta-feira (15), um projeto durante a disciplina de Robótica. O objetivo da ação foi fomentar a interação participativa dos estudantes com os conteúdos estudados em sala de aula.
Além disso, a atividade buscou fortalecer, não apenas as habilidades técnicas, mas também as habilidades interpessoais e de liderança dos alunos. Ao longo do dia, os participantes da equipe de Robótica tiveram a oportunidade de aprimorar as percepções técnicas na área de tecnologia e lógica matemática, por meio do desenvolvimento de lógicas de programação.
Os professores da disciplina, Fábio Bigati e Patrícia Rios, enfatizaram que os alunos foram incentivados a assumir um papel proativo, participando ativamente, definindo metas, dividindo tarefas, tomando decisões de forma colaborativa. “A disciplina de Robótica abre portas para seus membros em diversas áreas, como programação, montagem e principalmente, no desenvolvimento da criatividade para resolver problemas que surgem pelo caminho”, relatou Fábio Bigati.
De acordo com o aluno Daniel Caletti, a equipe de robótica é muito mais do que apenas participar de uma competição. “Acredito que a equipe vaiprosperar tanto na escola ao longo dos anos criando oportunidades únicas para cada aluno que se interessar quanto na competição em que iremos participar”, disse o estudante.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza
Ardiçon gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705