Escola de Conceição Castelo promove projeto ‘Descoloniza Aldy’
O objetivo da ação foi fomentar a discussão e a valorização das culturas originárias ameríndias e africanas.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aldy Soares Merçon Vargas, localizada no município de Conceição do Castelo, realizou, no decorrer do mês de agosto, o projeto “Descoloniza Aldy”. O objetivo da ação foi fomentar a discussão e a valorização das culturas originárias ameríndias e africanas.
Durante a realização das atividades, os estudantes promoveram pesquisas, debates e momentos de reflexão sobre o assunto. Para isso, foi utilizado como base de apoio a obra da autora Bárbara Carine, intitulada “Como ser um educador antirracista”, além do Caderno Orientador para a Educação das Relações Étnico-raciais no Espírito Santo, disponibilizado pela Secretaria da Educação (Sedu). Acesse o material clicando AQUI.
Materiais também foram confeccionados pelos alunos, como desenhos, poesias e artesanatos, e expostos nos corredores da instituição, visando a conscientizar a comunidade ao redor da escola. Apresentações musicais e teatrais buscaram reforçar a demonstração das relações étnico-raciais na formação do Brasil.
“Foi muito gratificante nos informar sobre nossas diferenças étnicas e poder perceber o quão importante elas são para nossa sociedade”, disse a estudante Ana Júlia Albuquerque, do 9° ano do Ensino Fundamental.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707