27/08/2021 14h06

Escola de Tempo Integral da Serra desenvolve projeto que valoriza a educação interdimensional

Os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Engrácio da Silva, em Feu Rosa, na Serra, desenvolveram, no decorrer do 2º trimestre, o projeto interdisciplinar “Olimpíadas: conhecer para reconhecer”. O projeto foi coordenado pelo professor de Educação Física Leonardo Fantoni Guadra e contou com a participação dos professores das diversas áreas de conhecimento, os quais se uniram para desenvolver ações que estimulassem a educação interdimensional, valorizando não somente aspectos cognitivos, mas também aspectos de natureza social, emocional e existencial, por exemplo.

O objetivo foi possibilitar aos estudantes as condições para que se apropriassem dos aspectos diversos contidos nos esportes, situando-os no contexto escolar e proporcionando uma maior integração social, com base, sobretudo na amizade e no respeito mútuo.

Foram evidenciadas práticas como o protagonismo, com a confecção de um mural elaborado pelos próprios alunos; a autonomia, com o compartilhamento dos fatos pesquisados e exposição através de QR Codes; a excelência acadêmica, com as atividades pedagógicas não presenciais disponibilizadas no Google sala de aula; a competência para o século XXI, com a elaboração de entrevistas; a competência digital, com o planejamento e produção de podcasts, entre outras. Além das diversas atividades desenvolvidas, a equipe elaborou um portfólio digital, que pode ser acessado pelo link: https://sites.google.com/educador.edu.es.gov.br/projetoolimpiadasaes/sobre-o-projeto

A ação já reverberou e estimulou os professores da escola a continuar o trabalho, tendo em vista que os estudantes se mostraram bastante interessados. Dessa forma, a equipe pretende a partir de sugestões dos estudantes, continuar o trabalho com temas que valorizem a diversidade cultural e abordem aspectos socioemocionais.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI