Escola do Futuro: alunos de Vila Velha aprendem por meio da Inteligência Artificial
O objetivo foi proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre os avanços da IA.
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mário Gurgel, localizada em Vila Velha, desenvolveu atividades por meio da exibição de filmes baseados nas obras do escritor de ficção científica, Isaac Asimov, explorando os avanços da Inteligência Artificial (IA). O objetivo foi proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre os avanços da IA e como o mercado de trabalho demanda profissionais qualificados nesse contexto.
A iniciativa foi do professor Wemerson Freitas Ferreira, que utilizou a combinação de mídia audiovisual, discussões em sala de aula, e aplicação de uma avaliação por meio da ferramenta Plickers, garantindo um alto nível de engajamento dos estudantes. Além disso, o uso do Plickers, que é semelhante ao Kahoot, mas com uma abordagem mais interativa e adaptável, resultou em notas elevadas para os alunos.
"Estou extremamente satisfeito com o entusiasmo demonstrado pelos nossos alunos durante essa atividade. Acredito que é crucial abraçar a inovação no ensino, especialmente quando se trata de tópicos tão relevantes quanto a Inteligência Artificial. Os filmes de Asimov nos permitiram explorar as possibilidades futuras da tecnologia, enquanto a ferramenta Plickers trouxe uma dimensão interativa à avaliação, que foi muito bem recebida. Estou empolgado com o resultado da ação e como o aprendizado de nossos alunos foi moldado", disse Wemerson Freitas Ferreira.
A atividade não apenas enriqueceu o conteúdo do currículo, mas também proporcionou aos alunos uma experiência de aprendizado prática e envolvente. Eles puderam conectar o conteúdo teórico à realidade atual dos avanços tecnológicos e entender melhor como a IA está moldando o mundo ao seu redor.
Para o aluno Luiz Felype da Silva Nascimento, as novas metodologias de aprendizado estão fazendo uma grande diferença na educação. “A plataforma Plickers foi especialmente interessante. Cada um de nós tem um QR code, que nos permite responder às perguntas diretamente da tela do professor. É uma maneira divertida de aprender, e o fato de que não precisamos de internet para participar torna isso acessível a todos. Estamos ansiosos para mais experiências educacionais como essa", afirmou o estudante.
Escola do Futuro
A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.
Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707