Escola Dr. Jones dos Santos Neves utiliza Judô na educação socioemocional
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr. Jones dos Santos Neves, localizada em Baixo Guandu, realizou, ao longo do primeiro trimestre, aulas práticas de judô com os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
As aulas, sob a orientação do professor de Educação Física Wilson Salume Marino, tiveram como foco não apenas o desenvolvimento físico, mas também o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
Durante as atividades, os alunos vivenciaram práticas corporais da arte marcial, com ênfase no autocontrole, na disciplina e na cooperação. Foram trabalhadas técnicas básicas de judô, adaptadas ao contexto escolar, incluindo quedas, rolamentos, projeções simples e outros fundamentos da modalidade.
Segundo os responsáveis, a prática contribuiu para a melhoria do comportamento dos estudantes, para a redução de atitudes indisciplinadas e para o fortalecimento de valores como respeito, cooperação e responsabilidade.
“O judô vai além da luta. Ele ensina respeito, disciplina e autocontrole, contribuindo diretamente para a formação dos alunos dentro e fora da escola”, afirmou o professor Wilson Salume Marino.
A aluna Maria Luísa Ferreira Berger também destacou a importância da atividade: “Aprendi que não é para brigar, mas para ter controle e respeitar os colegas”, relatou.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707