18/03/2021 09h39 - Atualizado em 18/03/2021 15h39

Escolas aprofundam conteúdos da BNCC por meio das disciplinas Eletivas

As escolas estaduais que ofertam a Educação em Tempo Integral e as que implantaram o Novo Ensino Médio contam as disciplinas Eletivas, que têm como objetivo diversificar, aprofundar e enriquecer os conteúdos e temas trabalhados nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Essas unidades já começaram a realizar ações que trabalham nesse sentido, que é o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Aparício Alvarenga, localizada em Aracruz, que iniciou as atividades com uma palestra intitulada: “A importância das matas ciliares”.

Com mediação do professor responsável pela disciplina, Yuri Feller Peroni, e a participação da engenheira ambiental Karinnie de Almeida – convidada para ser a palestrante, foi debatido o tema “Reflorestamento parcial da mata ciliar do Rio Araraquara” – localizado próximo às adjacências da Escola.

O professor disse que os alunos, durante a escolha do tema da Eletiva, ficaram bastante empolgados com as atividades a serem desenvolvidas no decorrer do trimestre, principalmente com o plantio de mudas na mata ciliar. “O trabalho será desenvolvido em diferentes etapas, até culminar no plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, em parte da mata ciliar do rio”, afirmou Peroni.

Esverdear a Vida

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mercês Garcia Vieira, localizada em São José do Calçado, realizou a primeira ação da disciplina Eletiva Esverdear a Vida, com a palestra do secretário Municipal de Agricultura, Abner Castelão, e o biólogo Diego Amaral de Oliveira, em que explanaram sobre reflorestamento, produção de mudas, e cuidados ao meio ambiente.

A Eletiva é ministrada pelas professoras Katia Campos e Mônica Cunha. “Na oportunidade, foi plantada uma muda de ipê amarelo em frente à Escola, onde os alunos puderam entender a importância de uma árvore como benefício ao meio ambiente, como plantá-la e cultivá-la”, pontuou a professora.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon