19/12/2019 10h01

Estagiária da Agerh realiza projeto no Hemoes para participar de programa de intercâmbio

Além de ser estagiária do Gabinete da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) há 10 meses, Bárbara Beatriz Santos Nedes Duarte também encarou, em 2019, o ensino médio, realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ainda teve tempo para os estudos do inglês. Aluna do Centro Estadual de Idiomas (CEI), programa da Secretaria da Educação (Sedu), Bárbara foi uma das selecionadas para participar do “Programa de Intercâmbio Sedu 2019”, que tem como objetivo proporcionar a mobilidade acadêmica dos estudantes do CEI. Este ano, o projeto ofertou 150 vagas para quatro destinos distintos: Canadá, Inglaterra, Chile e Estados Unidos.

A estudante cursa inglês no CEI desde 2018, e sonha em ser professora desse mesmo idioma. Ela contou que essa é uma oportunidade única de conhecer um novo país e aprimorar a língua inglesa. “Essa é uma grande oportunidade de aprendizado. Sempre foi meu sonho viajar para o exterior, ainda mais que tenho o desejo de ser professora de inglês”, disse.

Para validar a participação no intercâmbio, os classificados devem desenvolver um projeto social. Por ser doadora de sangue, ela escolheu realizar a atividade no Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), com o intuito de incentivar a doação de sangue e salvar vidas. A candidata contou que escolheu essa proposta por meio de uma experiência pessoal e por observar a importância de manter o banco de sangue do Hemoes sempre ativo.

“Eu sempre quis ser doadora de sangue, mas não tinha peso suficiente. Quando atingi o peso ideal e realizei minha primeira doação, fiquei encantada. É incrível saber que estamos ajudando diversas pessoas. Esse projeto foi a oportunidade que encontrei de incentivar as pessoas a salvarem vidas”, declarou.

Para contribuir com o Projeto Solidário da Bárbara, os voluntários devem realizar as doações no Hemoes de Vitória, próximo ao Hospital Santa Rita, tirar uma foto no momento da doação e encaminhar para o e-mail barbarabeatriz904@gmail.com até o dia 28 de fevereiro de 2020. Ao final da campanha, a estudante fará um relatório contabilizando o número de doações. Esse relatório será entregue à equipe responsável pelo Programa de Intercâmbio da Sedu.

O sorteio para definir o destino de cada participante ainda não ocorreu, mas Bárbara está na torcida para ir aos Estados Unidos.

Como participar do Intercâmbio Sedu

Para participar do Intercâmbio Sedu, é necessário que o aluno do Centro Estadual de Idiomas (CEI) seja matriculado há pelo menos um ano e tenha presença e notas acima da média.

Após a inscrição no edital, postado anualmente pela Secretaria da Educação (Sedu), os participantes passam por um processo de seleção seguindo o material didático do idioma cursado.

Na primeira fase é realizada a prova escrita. Já na segunda fase, os classificados realizam uma prova oral individual, que avalia a fala de cada aluno. Os classificados nas duas etapas são selecionados para o programa.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207 | 99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br / es.agerh@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI