31/01/2024 13h44 - Atualizado em 31/01/2024 14h19

Estudante da EJA alcança 900 pontos na redação do Enem

Aluna contou ter dissertado sobre a expressiva desvalorização associada ao contexto histórico impregnado pelo machismo, que subestima os trabalhos predominantes femininos.

A estudante Andreia Oliveira da Penha, da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pio XII, localizada no município de São Mateus, conquistou a notável pontuação de 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a temática proposta “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a aluna contou ter dissertado sobre a expressiva desvalorização associada ao contexto histórico impregnado pelo machismo, que subestima os trabalhos predominantes femininos, além de enriquecer a argumentação com citações interessantes de filmes e séries relacionadas.

Andreia Oliveira contou que sempre enfrentou desafios em relação ao tempo de estudo, pois trabalhava das 8h até as 18h. No entanto, ela soube aproveitar ao máximo o tempo disponível para absorver as informações e se preparar para o exame.

“O auxílio tanto dos professores quanto de toda a equipe do EJA da escola foi fundamental no período em que estudei lá. Recordo-me de a escola ter oferecido dois simulados para nos familiarizarmos com a dinâmica da prova do Enem”, disse Andreia Oliveira.

Ela ressaltou ainda sobre a importância de ter cursado o EJA, afirmando que não se trata apenas de concluir os estudos, mas sim o início de um caminho que proporcionará passos capazes de transformar a vida dela.

Texto: Thiago Mozzer

Comunicação da Sedu