Estudantes da Escola Luiz Manoel Vellozo apresentam projetos na feira de Matemática ‘Matematec’
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Luiz Manoel Vellozo, localizada em Vila Velha, realizou a feira de Matemática “Matematec”, iniciativa pedagógica voltada ao fortalecimento do ensino da Matemática por meio de práticas investigativas, criativas e colaborativas. A ação contou com a participação ativa dos estudantes e foi desenvolvida pelas professoras Mônica Ribani Pitta Sartoretto, Silvia Maria Passifico de Miranda e Bruna Campanharo Batista; e pelos professores Elton Brasiliense Frade Araújo e Joel Veronez Almeida.
A feira teve como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela Matemática, valorizando sua aplicação prática no cotidiano e seu papel na compreensão do mundo. Por meio do desenvolvimento e da apresentação de projetos, os alunos foram incentivados à investigação, à criatividade e ao trabalho em equipe, relacionando conceitos matemáticos a situações reais e demonstrando que a disciplina vai além de números e fórmulas.
Durante a “Matematec”, os estudantes apresentaram experimentos, exposições e trabalhos autorais, compartilhando conhecimentos e experiências construídas ao longo do processo. As atividades possibilitaram o fortalecimento do raciocínio lógico, da resolução de problemas e da comunicação científica, promovendo uma aprendizagem dinâmica, lúdica e significativa.
O processo de elaboração dos projetos contribuiu para o desenvolvimento de competências como pesquisa, análise e interpretação de dados. Além disso, os alunos puderam identificar a presença da Matemática em diferentes contextos sociais, culturais e tecnológicos, ampliando a compreensão sobre a relevância da disciplina no dia a dia. A iniciativa também estimulou a autonomia, o senso de responsabilidade e o trabalho colaborativo entre os participantes.
Um dos diferenciais da ação foi o enfoque no protagonismo estudantil, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem como pesquisadores, criadores e comunicadores do próprio conhecimento. A proposta valorizou ainda a interdisciplinaridade, ao articular a Matemática com áreas como arte, ciência, tecnologia e meio ambiente, fortalecendo a construção integrada do conhecimento.
De acordo com a professora Mônica Ribani Pitta Sartoretto, a feira representou um momento diferenciado de aprendizagem, permitindo que os estudantes aplicassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma criativa e investigativa. Já o professor Joel Veronez Almeida destacou que a Matematec contribuiu para ressignificar a Matemática, que passou a ser compreendida pelos alunos como uma ferramenta para a construção de novas possibilidades de aprendizagem.
“A Matematec teve um impacto incrível em nossas vidas, com ela aprendemos que a matemática não são só números, mas também o cotidiano em nossas vidas”, disse a estudante Sthefany Vilete, da 3ª série do Ensino Médio.
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