Estudantes de Alto Rio Novo simulam criação de empresa
O objetivo da ação foi estimular os estudantes a aplicarem os conhecimentos de Matemática no desenvolvimento de projetos pessoais ou produtivos.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pastor Antonio Nunes de Carvalho, localizada no município de Alto Rio Novo, realizou, nessa quarta-feira (22), o projeto “Feira do Empreendedor Juvenil”. O objetivo da ação foi estimular os estudantes a aplicarem os conhecimentos de Matemática no desenvolvimento de projetos pessoais ou produtivos.
Ao longo da execução do projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de simular a criação de uma empresa, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula, incluindo o cálculo de custo do produto final, prática em venda dos produtos produzidos ou adquiridos por terceiros.
Durante o processo de comercialização de seus produtos, os estudantes não apenas compreenderam o conceito de oferta e demanda, mas também demonstraram habilidades ao ajustar estrategicamente os preços, percebendo as nuances do mercado e gerenciando as oscilações nas vendas. Além disso, exploraram conceitos como lucro, prejuízo, fluxo de caixa e a distribuição equitativa dos custos e lucros entre os sócios da empresa simulada.
Após as simulações, os estudantes participaram de uma roda de conversa, coordenada por empreendedores locais, que compartilharam suas experiências e vivências nos negócios. Representando diversos segmentos, os convidados ofereceram uma visão abrangente da produção, proporcionando aos alunos oportunidades para esclarecer dúvidas.
“O evento permitiu que os alunos vivenciassem na prática o que foi proposto em sala de aula, reforçando assim o aprendizado e a compreensão desses importantes princípios de negócios”, disse o professor de Matemática, Lucas Rodrigues dos Reis.
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705