Estudantes de Cachoeiro de Itapemirim analisam a qualidade da água na região
O objetivo da iniciativa é abordar o ciclo celular para entender a qualidade da água nas comunidades.
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Hosana Salles, localizada na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, estão participando de um projeto do departamento de Biologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A iniciativa tem como objetivo principal abordar as dificuldades de compreensão do ciclo celular, conectando-o à análise da qualidade da água nas comunidades.
Para a realização dessa ação, os estudantes coletaram amostras de água de córregos próximos à unidade escolar, que são afetados pela ação humana e resíduos industriais, para análise e possíveis resultados no laboratório da Ufes campus Alegre.
A professora universitária Tatiana da Silva Souza explicou que para a pesquisa foi necessário aplicar o ensaio de citotoxicidade e toxicidade genética com Allium Cepa para avaliar os efeitos das substâncias tóxicas nas células encontradas nas amostras de água.
“Esses testes detectam proteínas que não deveriam ser liberadas pelas células, a menos que a célula tenha perdido a integridade da membrana e as proteínas tenham vazado para fora. Também é possível, a partir da exposição a várias concentrações de uma ou mais substâncias, ou fatores ambientais, as reações geradas”, contou a professora.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707