20/02/2024 16h15

Estudantes de Guarapari aprendem Química por meio do jogo PacMan

A iniciativa tem o objetivo de tornar mais ativa e lúdica a compreensão de temas complexos relacionados à disciplina.

Na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guarapari, localizada em Guarapari, os estudantes agora podem aprender sobre modelos atômicos jogando. O tema, que é fundamental para a compreensão da estrutura e do comportamento dos átomos, componente básico da matéria, é complexo e pode ser um desafio na hora de assimilar os conceitos.

Foi pensando nisso que o professor de Química João Vitor de Assis resolveu utilizar a plataforma WordWall como estratégia de diagnóstico na matéria. A ferramenta interativa permite que sejam criadas questões no estilo do jogo PacMan e, dessa forma, fortalecer e incentivar de forma lúdica o entendimento do estudo dos modelos atômicos.

“Essa abordagem não apenas avalia o entendimento dos estudantes, como também os engaja ativamente na aprendizagem, proporcionando feedback imediato e promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos atômicos”, explicou o professor João Vitor de Assis.

Henrique Vilten da Silva, aluno da 1ª série da Escola, é um dos muitos estudantes que aprovou a iniciativa: “acredito que a mescla do mundo dos jogos com o do ensino seja um dos melhores métodos a ser usado na educação, ajuda no desenvolvimento da matéria e do raciocínio e desperta o nosso interesse, gerando maior interação entre o aluno e o professor.”

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI