13/03/2024 15h48 - Atualizado em 13/03/2024 15h55

Estudantes de Guarapari desenvolvem carrinho de palitos de picolé

O objetivo da ação foi promover e estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos participantes.

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guarapari, situada no município de Guarapari, realizou, entre os dias 04 e 08 de março, uma atividade prática da eletiva de “Introdução à Robótica”. O propósito da iniciativa foi fomentar e incentivar a criatividade, bem como fortalecer o trabalho em equipe entre os participantes.

Para a realização do projeto, os alunos foram desafiados a desenvolver protótipo de carrinhos que se locomovessem apenas com palitos de picolé, cola quente e gominhas de elástico. Em seguida, realizaram uma competição que determinaria qual das equipes participantes conseguiria percorrer a maior distância.

O professor de Física João Vitor de Assis destacou que a tarefa exigiu dos estudantes pensar a respeito do revestimento das rodinhas e a aderência adequada das mesmas com o solo, o peso total de cada carrinho, bem como a estratégia para, com o auxílio do elástico, produzir a energia necessária para mover o protótipo.

“A atividade proporcionou aos alunos uma experiência prática e desafiadora, permitindo-lhes aplicar conceitos teóricos em um contexto real. O processo de construção do carrinho não se limitou a uma mera atividade prática; tornou-se, também, uma plataforma para a discussão de conceitos teóricos, como, por exemplo, a utilização das gominhas de elástico como fonte de energia potencial, proporcionando uma única chance para os alunos explorarem o conceito de armazenamento de energia e sua conversão em movimento”, disse João Vitor de Assis

Texto: Thiago Mozzer

Comunicação da Sedu