29/11/2023 09h00

Gincana ‘Conhecimento: respeito e valorização’ movimenta Escola de Ibiraçu  

Objetivo da ação foi promover a conscientização, valorização e respeito pela cultura, história e tradições dos povos originários, por meio de uma abordagem multidisciplinar.

 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Narceu de Paiva Filho, localizada no município de Ibiraçu, realizou, na última sexta-feira (24), o projeto “Conhecimento: respeito e valorização”. O objetivo da ação foi promover a conscientização, valorização e respeito pela cultura, história e tradições dos povos originários.

Por meio de uma abordagem multidisciplinar, que integrou diferentes áreas do conhecimento, visando à construção de uma sociedade mais inclusiva, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma gincana cultural em que apresentaram uma variedade de trabalhos artísticos, incluindo dança, música, produção de cartazes, pinturas e outras atividades.

Durante a realização da gincana, os participantes foram estimulados a interagir por meio de desafios e provas que abordavam aspectos variados das culturas indígenas e afrodescendentes.

“Foi um momento ímpar em que nossos alunos tiveram a oportunidade de colocar de maneira lúdica e com muita seriedade o pensamento contrário ao estigma da nossa sociedade que é o racismo, além de valorizar e ressaltar a cultura dos povos tradicionais africanos”, disse o professor de Ciências Humanas e Sociais Cassio Coelho Barbosa.

Durante a atividade, se destacaram as apresentações de danças tradicionais, em que a música, os movimentos e os trajes típicos transportaram os espectadores para o cerne das tradições ancestrais, proporcionando uma experiência imersiva. 

“A ação foi boa e bem-organizada. A interação da minha turma para realizar as atividades foi legal, com alguns problemas, mas conseguimos fazer tudo certinho”, disse o estudante Marlon Ortelan Salvador, da 1ª série do Ensino Médio.

  

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