24/01/2022 13h09 - Atualizado em 27/01/2022 15h02

Mais de 250 estudantes capixabas são medalhistas na OBMEP 2021

Da Rede Estadual de Ensino, foram oito medalhas de ouro, 21 de prata e 74 de bronze.

A relação dos estudantes premiados na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2021 foi divulgada. Entre os premiados, 252 são da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo. Foram oito alunos premiados com medalha de ouro, 21 de prata, 74 de bronze e 787 estudantes com Menção Honrosa.

Nesta edição, 1.578 estudantes capixabas também foram premiados com menções honrosas, representando um aumento de, aproximadamente, 8% em relação à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2019, a última edição realizada.

Com a participação de, aproximadamente, 18 milhões de estudantes, de 55 mil escolas, em todo o País, o Espírito Santo foi representado por 340 mil estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na primeira etapa da olimpíada, quase 17 mil capixabas de 78 municípios foram classificados para a 2ª fase da edição 2021.

Veja o resultado do Espírito Santo na OBMEP 2021 AQUI

Um dos medalhistas é Matheus Pertele Modolo, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Victorio Bravim, localizada em Marechal Floriano.

"Participo da OBMEP desde 2015. Ainda lembro do dia em que eles avisaram na escola que iríamos participar. Eu fui direto na biblioteca pegar um banco de questões da Olimpíada para estudar em casa. Mesmo sem muita experiência, fiz a primeira fase e fui um dos classificados para a segunda fase, que seria em outra escola e poderia nos premiar com uma medalha. Me animei muito com tal notícia e dediquei horas e horas de estudo, principalmente resolvendo as provas anteriores. Fiz a segunda fase e caprichei muita na prova, e no dia do resultado, eu cheguei na escola e na porta da sala, minha professora estava me esperando para dar a notícia. Eu fiquei muito feliz dentro da sala quando soube que meu nome estava na lista de premiados com medalha de prata. A partir daí eu entrei no PIC, que é um programa de iniciação científica da OBMEP, para estimular o estudo de matemática e que iria me preparar ainda mais para as olimpíadas", disse Matheus.

O Aluno disse ainda que se dedicou muito em busca de uma medalha de ouro. "Demorei dois anos para conseguir, mas quando chegaram em mim na escola e disseram 'meus parabéns, você foi medalhista de ouro'. E é claro, ao longo dos anos fiz várias amizades importantes, várias conquistas e algumas viagens incríveis que a OBMEP custeou. Terminei o Ensino Médio sendo premiado em todas as edições que participei, com dois ouros, três pratas e um bronze, e é claro, com muita história e portas abertas", concluiu Matheus Pertele Modolo.

Estímulo ao estudo da Matemática

A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Foi criada em 2005, com o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Essa competição é destinada aos estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais) e do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas, que concorrem a prêmios, de acordo com a classificação nas provas. Premia, separadamente, alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros, serão concedidas 6.500 medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas, sendo 75 de ouro, 225 de prata e 675 de bronze, e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.

Com informações do Programa Matemática na Rede e OBMEP

Imagem: divulgação OBMEP

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI