Mural em Maruípe celebra histórias e conecta escola, universidade e comunidade
.jpeg?v=638907686811908710)
Projeto une arte, memória e participação social para valorizar lideranças locais e fortalecer vínculos comunitários no bairro.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hildebrando Lucas, em Vitória, inaugurou o mural “O Mural de Maruípe: Celebrando Histórias e Conectando Comunidades”, resultado de uma parceria entre o curso de Design da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a comunidade local. A iniciativa buscou valorizar as trajetórias de moradores que contribuíram de forma significativa para a cultura, a memória e a identidade do bairro.
A concepção do mural foi coordenada pela professora Heliana Pacheco, do Departamento de Design da Ufes, com participação das estudantes Beatriz Pedrozo, Ester Rodrigues, Giovanna Perim, Julia Cardoso e Thaíssa Tolentino. A proposta encontrou na escola, por meio do professor de Língua Portuguesa Ricardo Salvalaio e do professor de Geografia Tiago Vieira, um espaço fértil para para desenvolvimento de muitos projetos.
Inspirado na estética do designer capixaba Ronaldo Barbosa, o mural utiliza a repetição de elementos associados a cada personagem e adota uma estrutura visual influenciada pelo artista Piet Mondrian. Há também referências ao trabalho dos designers muralistas da Locomotipo, especialmente no uso monocromático das cores.
A execução contou ainda com a contribuição técnica do muralista Augusto Moraes e do designer gráfico e professor Radael Junior nas aulas de ilustração, todos egressos do curso de Design da Ufes. Tudo isso somado a Kida’s Art, marca de uma das alunas executoras que, como muralista, trouxe arcabouço prático para o projeto, compartilhando conhecimentos, o que tornou o processo de pintura mais ágil e preciso.
O mural foi instalado em um ponto estratégico próximo à escola, com o objetivo de envolver e inspirar os moradores locais. “Crianças apontam para as figuras, idosos relembram histórias e contam outras, e jovens elogiam o que veem. Aos poucos, a obra vai se integrando ao dia a dia, transformando-se em um marco afetivo no bairro”, destacou a professora Heliana Pacheco.
“O desenvolvimento deste projeto se fundamenta na busca por difundir conhecimentos culturais que têm um estreito vínculo com a realidade da maioria dos alunos do ensino público, ainda marcada por um currículo historicamente eurocêntrico”, ressaltou o professor Ricardo Salvalaio.
Mais do que uma intervenção artística, a obra se transformou em um espaço de diálogo, pertencimento e memória coletiva, aproximando universidade, escola e comunidade em torno de um objetivo comum: reconhecer e celebrar as histórias que moldam Maruípe.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707