Panorama Geral
O processo de avaliação desempenha um papel essencial no desenvolvimento educacional e no sucesso dos estudantes. A avaliação contribui para o desenvolvimento de habilidades e para a promoção da equidade educacional. De acordo com Libâneo (1994), avaliar é uma tarefa complexa, que produz dados quantitativos e qualitativos importantes quanto ao desempenho dos estudantes.
As avaliações externas são definidas como aquelas construídas, organizadas e conduzidas, por profissionais e instituições externos às escolas. Considerando sua abrangência, também são intituladas avaliações em larga escala. Estas são necessárias para monitorar o funcionamento de redes de ensino e fornecer subsídios para seus gestores na (re)formulação de políticas educacionais baseadas em evidências.
A Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo participa de avaliações externas em nível internacional, nacional e estadual. Nesta última categoria, os processos avaliativos estão estruturados no Sistema Capixaba de Avaliação da Educação Básica - SICAEB.
As avaliações externas estaduais são planejadas e desenvolvidas pela Gerência de Avaliação (GEA), com o apoio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF).
-
Conteúdo Atualização Formato Tamanho -
Conteúdo Atualização Formato Tamanho -
Conteúdo Atualização Formato Tamanho