25/07/2019 17h21

Professores utilizam metodologias dinâmicas em escola de Aracruz

Trabalhar conteúdos através de maneiras que atraiam a atenção dos alunos. Esse tem sido um dos objetivos da Escola Ermentina Leal, de Aracruz. A utilização do aplicativo Plickers é uma das técnicas aplicadas e tem sido garantia de aulas mais interativas.

Esse formato está sendo utilizado pelo professor Welington José Peruch Júnior. Segundo ele, a utilização de metodologias diferenciadas foi a forma que encontrou para conseguir dar as suas aulas. “Procurar formas de tornar as aulas mais atrativas é sempre um desafio, mas, com o apoio que recebemos da equipe pedagógica e dos colegas, encontramos soluções criativas para os desafios de sala. Ver o envolvimento e a participação dos alunos é gratificante, nos faz pensar em como podemos agir para que possamos envolver cada vez mais os estudantes”, disse Welington.

Pelo aplicativo, o professor faz perguntas e os alunos respondem, simultaneamente, sabendo, em seguida, as respostas, como se fosse um jogo. “Se é por isso ou não, o fato é que o método chama a atenção da garotada, que se empolga e torna a aula ainda mais diferente e dinâmica”, falou.

Entre as turmas que o professor tem utilizado diferentes metodologias, está o 6º ano do Ensino Fundamental, em que muitos alunos não demonstravam interesse pela aprendizagem. “Percebi uma mudança no comportamento da turma. Essa mudança nos traz a esperança que podemos melhorar a aprendizagem por meio de atividades diferenciadas. Através do Plickers pude não apenas avaliar os estudantes em questão, mas, também, orientar pontos de fragilidade e reforçar os descritores que necessitavam de reforço.

Uma outra metodologia utilizada é o bingo, que, através de palavras retiradas do conteúdo já trabalhado, o professor reforça vários conceitos com a brincadeira. Para a aluna Stefany Lima dos Santos as aulas de ciências têm facilitado à aprendizagem. “Mesmo a minha turma sendo bem agitada, temos aprendido coisas que mesmo após a aula ficam registradas na memória da gente”, disse Satefany.

Além de Welington, outros professores da Escola Ermentina Leal têm procurado fazer aulas mais atrativas. Entre as práticas desenvolvidas pelo professor de matemática, Leonardo Campos, está o bingo matemático para reforçar conteúdos como adição, subtração e multiplicação nas turmas de sextos anos.

De acordo com Leonardo, “mais que trabalhar os conteúdos de forma dinâmica e diferente do que os alunos estão acostumados, a iniciativa tem proporcionado outros resultados. “Temos percebido uma diminuição dos registros de ocorrência relacionados aos alunos dos 6º anos. Alguns alunos que antes nos davam muito trabalho têm apresentado interesse e comprometimento pelas aulas de matemática. Isso é extremamente positivo”, disse Leonardo.

Os alunos do curso técnico em Administração participaram na semana passada de uma aula em que a professora de Informática, Rita Uliana, utilizou o aplicativo Plickers. Segundo ela foi um sucesso: “Mais da metade da turma nunca tinha usado. Ficaram muito entusiasmados”, disse.

Na disciplina de física, a improvisação de uma pequena piscina no pátio da escola, serviu para que o professor Tiago dos Anjos, retomasse os conceitos de termodinâmica com os alunos da segunda série do Ensino Médio, por meio de uma brincadeira chamada de “competição de barcos”.

De acordo com a equipe pedagógica, a realização das aulas diferenciadas tem sido uma prática de professores que trabalham nos três turnos da escola e tem ajudado a completar o trabalho que é desenvolvido pela escola, sempre primando pela aprendizagem cada vez mais significativa para o aluno.

Informações à imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata