17/05/2024 15h10 - Atualizado em 17/05/2024 15h11

Projeto de leitura mobiliza estudantes em Escola do Futuro de Guarapari

O Projeto Leitores 5.0 tem como objetivo promover a leitura como um hábito e possibilitar que os estudantes tenham contato com diversos textos da literatura brasileira.

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dr. Silva Mello, localizada em Guarapari, realizou, durante o primeiro trimestre de 2024, o Projeto Leitores 5.0, que implementou ciclos de leitura nos espaços da escola. A ação teve como objetivo promover a leitura como um hábito e possibilitar que os estudantes tenham contato com diversos textos da literatura brasileira.

No início da ação foram utilizados os livros físicos que já estavam disponíveis no acervo e, após o mês de abril, foram incorporados a essa prática os e-readers. Os alunos participaram de diversas ações, como cine debates sobre as obras Cidade de Deus (livro de Paulo Lins e filme dirigido por Fernando Meirelles); Macunaíma (livro de Mário de Andrade e filme dirigido por Joaquim Pedro de Andrade); Carandiru (livro de Dráuzio Varella e filme dirigido por Hector Babenco); e A Cartomante (conto de Machado de Assis e filme dirigido por Pablo Uranga e Wagner de Assis).

De acordo com o professor de Língua Portuguesa Rodrigo Vieira de Agrela, muitos estudantes chegam ao Ensino Médio com pouco contato com a leitura, e a iniciativa veio dessa necessidade de tornar a leitura uma prática comum. “Busco sempre entender a realidade sócio-histórico das minhas turmas, ouvir os gostos e desejos dos estudantes e, assim, ofertar leituras de texto que possam, de alguma forma, dialogar com seus contextos. Com a prática da leitura naturalizada, o estudante tende a ser mais receptivo com obras mais complexas do ponto de vista linguístico”, afirmou. Ainda segundo ele, ofertar rodas de leitura também é uma forma de reflexão sobre temas relevantes, autoconhecimento e fortalecimento dos laços.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br